terça-feira, 25 de junho de 2013

EDUCAÇÃO AMBIENTAL É TEMA DE PROPOSIÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES





Apresentamos requerimento à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para atender ao edital 01/2013, na seleção e apoio aos projetos que visem à formação de Agentes Populares de Educação Ambiental na agricultura familiar e à implementar  projetos comunitários de educação ambiental, priorizando a formação de mulheres e de agentes jovens.
A Lei nº 9.795/99, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, estabelece que a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, com ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e a sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.
Nesse sentido, a formação de agentes populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar, foco dos projetos a serem selecionados por meio desse edital, visa apoiar a construção coletiva de estratégias que estimulem a adoção de práticas de produção ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente mais justas e a formação de agentes jovens faz parte da estratégia de envolver as novas gerações e garantir sua participação ativa no projeto de transformação socioambiental do meio rural.
Além disso, a formação e capacitação de sujeitos sociais para o manejo agroecológico e a recuperação, proteção e manejo sustentável de Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reservas Legais e outras áreas degradadas permitirá apoiar a regularização ambiental das propriedades da agricultura familiar, a melhoria das condições socioambientais e a sustentabilidade dos agroecossistemas.
O FNMA receberá os projetos enviados por meio do SICONV no Programa 4420420130005 e a data limite será a de postagem (até o dia 10/08/2013).

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO SAÚDE NA ESCOLA É APRESENTADA PELO MANDATO



 
 Requerimento às Secretarias de Educação e Saúde, para aderirem ao Programa Saúde na Escola, desenvolvido conjuntamente em o Ministério da Educação e Ministério da Saúde.
O Programa Saúde na Escola - PSE proporciona uma atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público por meio de ações que estimulam práticas de promoção de saúde, prevenindo agravos e doenças na comunidade escolar. As atividades são realizadas de forma articulada entre as equipes de saúde da Atenção Básica e os trabalhadores da educação nos estabelecimentos de ensino.
Por ser um espaço de relações, a escola é ideal para o desenvolvimento do pensamento crítico e político. Na medida em que contribui na construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo, também interfere diretamente na produção social da saúde.
Os estudantes recebem instruções sobre como escovar os dentes de forma correta, orientações diversas sobre saúde e, através do projeto Olhar Brasil, os estudantes fazem exame de acuidade visual para saber se precisam usar óculos e checam outros problemas de saúde como obesidade ou pressão alta, evitando assim, as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento desses estudantes.
O Programa Saúde na Escola compõem o Plano Juventude Viva. O processo de adesão começou no dia 14 de maio e segue até 30 de junho.