sábado, 31 de agosto de 2013

Cinco Médicos do Programa Mais Médicos chegam a Ubá nesta Segunda

O Prefeito de Ubá, Vadinho Baião, apresenta oficialmente nesta Segunda-feira (2/09) os cinco profissionais que irão trabalhar pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Os médicos são brasileiros que se candidataram às vagas oferecidas pelo Programa em sua fase inicial e foram classificados para trabalharem em Ubá.
O prefeito de Ubá, Vadinho Baião, apresentará oficialmente à imprensa os profissionais às 9 horas da manhã no Salão Vermelho da Prefeitura. Mas o evento é livre para quem quiser comparecer. Antes, (8horas), Vadinho Baião tem uma reunião de trabalho com os médicos e os profissionais que já integram a rede de atenção primária municipal. Os médicos irão atender nas Unidades Básicas de Saúde do município.
 

MAIS SAÚDE PARA UBÁ: 05 (CINCO) MÉDICOS CREDENCIADOS PELO PROGRAMA "MAIS MÉDICOS"


A cidade de Ubá, depois de Belo Horizonte (com 9 médicos) é a segunda cidade de minas (com 5 médicos), juntamente com a cidade de Caratinga, que possui o maior número de médicos credenciados pelo programa "Mais Médicos" do Ministério da Saúde,  governo federal para trabalharem na Atenção Básica da Saúde, nos ESF (Estratégia Saúde da Família) na cidade. Muito bom para a população.

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou não existem profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do país, o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.

As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.  Os municípios não podem esperar seis, sete ou oito anos para que recebam médicos para atender a população brasileira.
Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões - 22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional.
Os médicos integrantes do Mais Médicos receberão os seguintes benefícios:
I – bolsa-formação no valor de R$ 10 mil;
II – ajuda de custo para despesas de instalação do médico participante, que não poderá exceder o valor de três bolsas-formação ( Clique aqui para ver as regras por região );
III – pagamento das despesas com passagens do médico participante e de sua família.
Na hipótese de desligamento voluntário do programa em menos de 180 dias, poderá ser exigida a restituição dos valores das ajudas de custo e passagens aéreas, acrescidos de atualização monetária.
No entanto, as atividades desempenhadas no Programa não criam vínculo empregatício de qualquer natureza.
O médico participante brasileiro deve ser filiado ao Regime Geral de Previdência Social - RGPS como contribuinte individual.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

SEGURANÇA NO TRÃNSITO: NECESSIDADE DE QUEBRA MOLAS



 
Solicitamos providenciar a instalação de quebra-molas na Rua Cônego Vidal, no bairro São Sebastião.
Tal fato se justifica pois a rua em questão há um trânsito intenso de veículos e pedestres, sendo uma rua de acesso a vários bairros (Louriçal, São Sebastião, Xangrilá, Waldemar de Castro, São domingos, Eldorado, Rodovia Ubá - VRB), com existência de várias escolas e intenso comércio varejista.
Infelizmente, essa situação têm ocasionado uma série de acidentes, inclusive com registro de óbitos o que em si, já justifica a colocação do equipamento. Além disso, há o fato da concordância de moradores na instalação dos quebra-molas em frente às suas residências.
 
 

SAÚDE: MELHORIA NO TRANSPORTE POR AMBULÂNCIA



 
Conjuntamente com os vereadores Vinícius Samôr de Lacerda e Rafael Faêda, nosso mandato apresentou requerimento para empreender esforços para melhoria no atendimento dos serviços de ambulância, através da aquisição de novas ambulâncias, junto ao Sistema Estadual de Transporte em Saúde, garantindo o deslocamento do paciente, usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de seus exames e/ou consultas especializadas fora de seu domicílio.
Esta iniciativa atende às reivindicações da população assistida pelos serviços prestados com mais conforto e segurança às pessoas, além de permitir que o paciente faça o seu tratamento de maneira mais adequada.
Além disso, os veículos do SETS contam com rastreamento via GPRS, sendo monitorados 24h do dia. Assim, é possível acompanhar a localização, velocidade do tráfego, duração da viagem e quilometragem total percorrida.