quinta-feira, 26 de setembro de 2013

REAJUSTE DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE MINAS: 5% ???

MG: Educadores avaliam o reajuste de 5% anunciado pelo Governo em Assembleia Estadual

Os trabalhadores em educação realizam hoje (26.09), às 14h, Assembleia Estadual da categoria, na porta do Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governador, onde mantém Acampamento desde o dia 30 de agosto.

A categoria irá avaliar o reajuste de 5% para outubro de 2013 e progressão de 2,5% para janeiro de 2014, anunciados no último dia 23 pelo Governo e discutir estratégias.

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira afirma que este percentual de reajuste não repõe sequer a inflação do período de existência das tabelas do subsídio, implantado em janeiro de 2012. "O Governo continua ignorando o pagamento e o reajuste do Piso Salarial, que é pelo custo aluno. Em 2012, o reajuste do Piso foi de 22,22% e, em 2013, foi de 7,97% e a previsão para 2014 é de 19%. A proposta também mantém o congelamento da carreira dos educadores."


Histórico
 
O Sind-UTE/MG mantém a organização do Acampamento e os educadores, de todo o estado, estão em esquema de revezamento. Diariamente, uma subsede fica responsável pela pernoite.

O movimento é uma forma de denunciar o descaso do Governo para com a educação. As principais reivindicações são pagamento do Piso Salarial, o descongelamento da carreira e o investimento de 25% de impostos para a educação, conforme determina a Constituição Federal. O Governo descumpre esta lei e, nos últimos 10 anos, deixou de investir na educação R$8bilhões.

"Protocolamos nossa pauta no início do ano e ainda não tivemos retorno. O Governo não discute com a categoria, apenas apresenta suas propostas e isso não é saudável em uma nação democrática. Exigimos respeito e valorização", afirma Beatriz Cerqueira.

(Sind-UTE/MG, 25/09/13)

 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

MAIS UMA PASSO VENCIDO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

 

O projeto de lei que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) avançou mais uma etapa em sua tramitação no Senado. A matéria foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (25). O texto, que exige a destinação, até o final do período de 10 anos, de pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação , será examinado agora na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), última etapa antes da votação em Plenário.

Apresentado pelo governo, o projeto – que tramita no Senado como PLC 103/2012 – possui 14 artigos e 20 metas. O plano tem duração prevista de 10 anos e tem entre suas diretrizes a erradicação do analfabetismo e a universalização (garantia de acesso) do atendimento escolar.

Um dos principais destaques da proposta é a Meta 20, na qual se determina que, ao final dos dez anos de vigência do plano, os investimentos públicos em educação terão de representar no mínimo 10% do PIB. Inicialmente, o objetivo do governo era chegar a 7%, mas esse percentual foi elevado para 10% durante a tramitação da matéria na Câmara dos Deputados.

Alunos especiais

Um dos obstáculos à votação da matéria na CCJ era o impasse em torno da Meta 4, que visa garantir o acesso à educação básica para os estudantes com deficiência (os alunos especiais) de 4 a 17 anos. O impasse surgiu após a tramitação do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde o texto foi aprovado com modificações feitas pelo relator, senador José Pimentel (PT-CE).

Após negociações com o Ministério da Educação e entidades que se dedicam a essas crianças e adolescentes, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o relator do projeto na CCJ, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), chegou ao texto aprovado nesta quarta-feira. Vital é presidente da CCJ.

Na redação que Pimentel havia dado à Meta 4, os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) às instituições que oferecem ensino especial, como é o caso das Apaes, seriam encerrados em 2016, o que gerou diversos protestos. Vital retirou essa previsão, conforme havia sido antecipado por uma representante do Ministério da Educação durante audiência pública no início da semana passada.

Preferencial

Outra mudança que havia sido feita por José Pimentel se referia à exclusão do termo "preferencialmente" no texto que abre a Meta 4. Essa palavra aparecia na redação aprovada na Câmara dos Deputados, mas foi retirada por Pimentel. Para entidades como a Apae, a supressão desse termo abria uma brecha para que as escolas deixassem de oferecer um acompanhamento diferenciado para os alunos com deficiência. Vital do Rêgo reinseriu a palavra, medida que também foi antecipada pela representante do Ministério da Educação.

 

 

 

VITÓRIA - "ABAIXO REPRESENTAÇÃO ENCAMINHADA AO SENADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE UBÁ"

 

           Com o apoio de todos os vereadores, encaminhamos correspondência à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ, do Senado Federal, onde Tramita o Projeto de Lei que institui o Plano Nacional de Educação – PNE, solicitando a manutenção, na relatoria, da meta 4 do referido plano, ou seja, sem alterações de emendas propostas, tal qual foi encaminhado ao senado pela Câmara dos Deputados.

            Tal situação se justifica, pois de acordo com o texto ora relacionado ao relatório do Exmo. Sr. Senador José Pimentel ao Plano Nacional de Educação -  PNE (PLC 106/2012), em discussão no Senado Federal e já aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e em discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania -CCJ, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou superdotação, deve ser universalizado na rede regular de ensino, sem opção de matrículas em escolas de educação especial.

Nesse sentido, a meta do jeito que ela está redigida não prevê o financiamento das escolas de educação especial e sem esse financiamento, as APAE’s e outras escolas não tem como continuar a oferecer a educação especializada para os estudantes, pois retira das entidades a possibilidade de oferecer o atendimento especial substitutivo à educação escolar na rede regular, como pode ser feito hoje em dia. Por isso, nós, vereadores da Câmara Municipal de Ubá-MG, defendemos e indicamos a manutenção da palavra "preferencialmente" na redação da Meta 4 do projeto sobre o PNE.

Podemos destacar que na convenção da ONU [para a pessoa com deficiência], esta possibilidade já existe e dá direito de fazer a opção pela matrícula onde quiser. Sendo assim, as entidades representativas que ofertam educação especial, defendem que a população seja ouvida sobre essa possibilidade de enfraquecimento das escolas especiais e possam ter o direito de optar entre a educação a ser ofertada pela rede pública e o atendimento especializado já institucionalizado, antes da aprovação do PNE, pois a escola especial pode oferecer tanto a educação escolar quanto o atendimento educacional especializado, complementar. A redação do substitutivo aprovado na CAE ao projeto do PNE restringe a atuação das escolas especiais a apenas esta última modalidade.

Ainda, reforçamos nosso pedido ao considerarmos que no Estatuto da Criança e Adolescente, no artigo Art. 54, item III, diz que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; ou seja já possibilita que a prestação deste serviço possa ser oferecido fora da rede regular de ensino.

Salientamos ainda, o trabalho realizado pelas APAE’s, nas áreas da Educação, Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, que teve início no Rio de Janeiro, em 11.12.1954, numa iniciativa da norte-americana Beatrice Bemis, esposa de um membro do corpo diplomático de seus país e mãe de uma criança com síndrome de Down, com objetivo de prover o bem-estar de pessoas, portadoras de necessidades especiais e  para preencher uma lacuna nas políticas públicas, que o governo não consegue atender até os dias atuais.

Dessa forma, a maioria maciça das pessoas com portadoras de necessidades especiais, principalmente intelectual, não tinham espaço na sociedade, nem acesso a atendimentos básicos necessários ao seu desenvolvimento. Com o passar do tempo, por meio de trabalho, pesquisa, profissionalismo e atenção às questões relativas à prevenção de deficiências, defesa de direitos e promoção de serviços especializados, as APAE’s conquistaram o direito de receber, através de celebração de convênios, com minuciosa prestação de contas, recursos financeiros para alguns serviços prestados.

Por meio de seus programas de acessibilidade, as APAE’s buscam defender direitos de pessoas que precisam dos serviços ofertados pela instituição para o desenvolvimento de potencialidades que lhes permitem ingressar na escola, no mercado de trabalho e em todo espaço da sociedade. Portanto, a luta das APAE’s não está em receber um recurso para manter uma educação mais adequada e especializada e muito menos custeada por recursos públicos como na rede comum. A luta está na defesa dos direitos destes alunos que precisam de profissionais e atenção especializada para ter suas potencialidades desenvolvidas para que possam ser incluídos na escola comum, no mercado de trabalho e nos espaços sociais que desejarem.

Consideramos, ainda, gostaríamos de saber em qual sala de aula regular, onde há portadores de necessidades especiais, que estes realmente se encontram incluídos? Incluir não é estar presente na mesma sala de aula, mas participar das atividades, acompanhar a evolução da turma, enfim, se sentir incluído. Neste ponto, questionamos quantas escolas no país possuem material didático em braile? Quantas escolas possuem espaço físico adequado? Quantas escolas possuem profissionais habilitados para diagnósticos e acompanhamentos? Quantos professores dominam libras? Quantos professores são capacitados para lidar com autistas, portadores de Síndrome de Down, problemas neurológicos diversos ou outros casos que interferem na cognição e, consequentemente no processo de ensino aprendizagem? Quantos alunos então, neste contexto, se sentiriam incluídos na atual situação da educação no país?

Portanto, não percebemos que haja escolas, na atualidade, preparadas para a inclusão, tanto na questão da infraestrutura física, quanto na existência de profissionais diversos para atendimentos à estes alunos, bem como educadores com a devida capacitação para este fim.

Somos sabedores que nos últimos anos ocorreram avanços nas políticas públicas voltadas para inserção do aluno, portador de necessidades especiais, na rede regular de ensino, mas muito aquém das reais necessidades dos mesmos, dos pais e de realmente termos uma política de inclusão que não acabe por excluir ainda mais os alunos.

Assim, salientamos e reforçamos a importância da existência de entidades como as APAE’s e refutamos qualquer iniciativa que possibilidade o contrassenso de prejudicar o atendimento à população pelo excelente trabalho realizado por estas instituições, com a alteração proposta da meta 4 do Plano Nacional de Educação.

 

CONCORRA A TABLETS: CONCURSO PARA CRIANÇAS E JOVENS

outras vozes 

Política: O que você tem a ver com isso?
 
Essa é a pergunta que o Plenarinho, a TV e a Rádio Câmara decidiram fazer para jovens de todo o Brasil. Para participar, você que tem entre 10 e 18 anos, deve produzir um vídeo ou um programa de rádio, curtinhos, de 1 a 5 minutos, dizendo exatamente o que você pensa sobre isso. Você é livre para se expressar da maneira que achar melhor.
O objetivo do concurso é aproveitar a comemoração dos 25 anos da Constituição Federal (em outubro de 2013), para despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela participação política e cidadã nos assuntos que dizem respeito à sua vida e à vida de sua comunidade. Com uma câmera ou um gravador nas mãos, você pode ganhar voz e vez.
Os trabalhos selecionados serão exibidos nos programas Outras Vozes e Câmara Ligada, da Rádio Câmara e da TV Câmara,  além de ficarem disponíveis nos sites do Plenarinho e do Câmara Ligada.
Além disso, o primeiro colocado de cada grupo etário (10 a 14 anos e 15 a 18 anos), de cada modalidade (rádio ou televisão), receberá um tablet.

Como participar?

O candidato deverá deverá postar seu vídeo ou programa de rádio em site de carregamento de arquivos de sua escolha (Youtube, Vimeo, Soundcloud, entre outros). O link do arquivo deverá ser informado no campo correspondente da ficha de inscrição. As inscrições se encerram no dia 30/09/2013.
Atenção: A premiação é individual. Se você resolver montar um grupo de amigos para produzir seu programa de TV ou rádio, precisará indicar um representante devidamente identificado na ficha de inscrição como autor da obra. Ele receberá o prêmio.
Uma equipe de servidores, profissionais do setor de TV e rádio, farão a seleção dos melhores trabalhos de cada categoria. O resultado será divulgado na data provável de 7 de outubro de 2013, nos sites do Plenarinho e do Câmara Ligada.
Os vencedores serão contatados por e-mail ou telefone. Fique atento ao preenchimento correto da ficha de inscrição, pois se o candidato não for encontrado no prazo de 02 (dois) dias, o seu trabalho será desclassificado!
Leia as informações completas no regulamento.

Para saber mais

O Plenarinho foi lançado em agosto de 2004 e é o principal canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o universo infanto-juvenil. Por meio de produtos lúdicos, como jogos, histórias em quadrinhos e animações, o Plenarinho busca desenvolver uma consciência cidadã nos pequenos brasileiros.
Outras Vozes é um programa colaborativo em que o público deixa de ser apenas espectador para se tornar produtor de conteúdo. Comunidades rurais, indígenas, quilombolas, das periferias e outras engajadas nas mais diversas causas têm hoje o audiovisual como instrumento de expressão e mobilização. Ao abrir espaço para a exibição desses produtos, a TV Câmara e a Rádio Câmara fomentam uma democracia participativa na mídia e cumprem o disposto no artigo 221 da Constituição: promoção da cultura regional e estímulo à produção independente.
Câmara Ligada é um espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania! A fórmula reúne uma plateia com 150 estudantes do Ensino Médio + especialistas + deputados + uma banda nacional + jovens protagonistas cheios de histórias para contar, numa conversa que gira sempre em torno de temas de interesse da juventude. São combinações que dão certo e geram conversas incríveis! Tanto que o Câmara Ligada tem o selo ER (Especialmente Recomendado), concedido pelo Ministério da Justiça a programas de TV que promovem o respeito à diversidade, aos direitos humanos, à cultura de paz e à cultura regional.
Clique aqui para acessar o regulamento completo.
Para se inscrever, clique aqui.

Concurso “Política: o que você tem a ver com isso?”
Promoção: portal Plenarinho, TV Câmara e Rádio Câmara
Inscrições: 01/08 a 30/09 no site do Plenarinho e Câmara Ligada.Informações: outrasvozes@camara.leg.br ou pelos telefones (61) 3216-1743 ou (61) 3216-1804

terça-feira, 24 de setembro de 2013

NOSSO MANDATO APRESENTOU INDICAÇÃO PARA RECURSOS À EDUCAÇÃO INFANTIL (CRECHES E PRÉ-ECOLAS)






Nosso mandato apresentou indicação à Secretaria Municipal de Educação o conteúdo da Portaria do MEC – Secretaria de Educação Básica, que autoriza a disponibilização de recursos para atender o segmento de educação infantil da rede municipal de ensino e creches conveniadas.
A Secretaria de Educação Básica divulgou na sexta-feira, 06/09, no Diário Oficial da União, a portaria nº 46, de 28 de agosto de 2013, que autoriza Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a realizar a transferência de recurso financeiro suplementar aos municípios e o Distrito Federal que pleitearam e estão aptos para pagamento, conforme Resolução CD/FNDE nº 17, de 16 de maio de 2013.
A portaria divulgou os municípios que estão aptos a receber o pagamento do recurso financeiro suplementar à manutenção e ao desenvolvimento da educação infantil para atender crianças de zero a 48 meses, matriculadas em creches públicas ou conveniadas com o poder público, informadas no Censo Escolar da Educação Básica do ano anterior e cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família, de que trata a Lei nº 12.722 de 3 de outubro de 2012, e conforme informações declaradas pelos municípios e Distrito Federal no SIMEC - Módulo E.I. Manutenção - Suplementação de Creches MDS.
No caso de Ubá, o valor disponibilizado será de R$420.248,58 (Quatrocentos e vinte mil, duzentos e quarenta e oito reais e cinqüenta e oito centavos) e deverá ser investido na melhoria ou ampliação da infra estrutura física e custeio da atividades educacionais da rede municipal de ensino.








PARTICIPAÇÃO POPULAR: FORTALECIMENTO DAS OUVIDORIAS PÚBLICAS



Apresentamos, conjuntamente com o colega vereador Rafael Faêda, para prefeitura realizar a Adesão ao Protocolo de Intenções da Rede Ouvir-MG – Rede Mineira de Ouvidorias Públicas (cópia anexo) para viabilizar a criação, instalação e o fortalecimento de ouvidorias nas Secretarias de Educação e Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Ubá, além de uma Ouvidoria Jovem e melhor estruturação da Ouvidoria de Saúde, já existente, principalmente com a disponibilização de um veículo para melhor prestação dos serviços aos usuários.
Está situação reforça o requerimento número 238/13 do vereador Samuel Gazolla Lima, que encaminhou o Anteprojeto de Lei que “dispõe sobre a instituição de Ouvidoria Geral do Município e dá outras providências”
Além disso, destacamos que o fortalecimento das Ouvidorias Públicas é uma forma de ampliação dos direitos fundamentais do cidadão, na criação de mecanismos de controle e participação popular e deve ser encarado pelo poder público como uma importante ferramenta de gestão e como um órgão parceiro e aliado na melhoria das políticas públicas e fortalecimento da democracia participativa.
Salientamos que toda e qualquer estruturação e fortalecimento das ouvidorias públicas deverão passar pelo crivo de normatização e referendo do Conselho das respectivas pastas, o que reforça a participação popular, como exemplo do já ocorrido na Ouvidoria de Saúde, que passa pelo acompanhamento do Conselho Municipal de Saúde.
Ainda, encaminhamos para as Secretarias de Governo, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Cultura e Obras, o Anexo com uma cópia da documentação de nossa participação no Seminário “Rede de Ouvidorias – Minas mais transparente e cidadã”, sendo:
·         DVD Ouvidoria Pública – Passo a Passo para a Criação de uma Ouvidoria;
·         Manual de Criação, aperfeiçoamento e boas práticas;
·         Manual de como atender bem à ouvidoria pública;
·         Termo de Adesão ao Protocolo de Intenções para Rede Ouvir (Rede Mineira de Ouvidorias Públicas)
 
 
 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

UM SIMPLES FORMA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS




Gostaria de agradecer aqueles que dedicaram um minutinho do seu tempo para verificar e acompanhar as proposições e informações apresentadas pelo meu blog ou diretamente no facebook https://www.facebook.com/vereador.professor.samuel13.333 ou twitter. https://twitter.com/samuelgazolla

Acredito que as mídias sociais e a internet posso ser uma forma para eu tentar dar uma pequena contribuição de prestar conta de meu trabalho junto à Câmara de Vereadores de Ubá. Então fique sempre à vontade para críticas, sugestões, reclamações, elogios, etc. 

Ultrapassamos a marca de 10.000 visitas. Seu que não é grande coisa mas também é bom saber que esta nova forma de apresentar meu trabalho é uma alternativa importante para muitos que não conseguem acompanhar o dia a dia da Câmara de Vereadores. Então, me coloco sempre à disposição de Todos. Grande abraço e obrigado!


NOSSO MANDATO APRESENTOU INDICAÇÃO PARA ACADEMIA DA SAÚDE EM VÁRIAS LOCALIDADE








Solicitamos a implementação de pólos do Programa Academia da Saúde, no bairro Eldorado e nos distritos de Ubari, Diamante e Miragaia.
 



O Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.
Os pólos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe multidisciplinar.
Essa iniciativa está dentro do esforço do governo de implantar a Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS) e como estratégia fundamental para alcance das metas pactuadas no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011-2022. Esses polos permitem a realização de atividades individuais e coletivas pelos profissionais do programa, em conjunto com as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da estratégia Saúde da Família (ESF), para a produção do cuidado compartilhado e em consonância com o princípio da integralidade, abrangendo práticas corporais (ginástica, capoeira, dança, jogos esportivos, yoga, tai chi chuan), práticas artísticas (teatro, música, pintura, artesanato), educação popular em saúde, realização de grupos de apoio ao autocuidado, atividades de incentivo à alimentação saudável, empoderamento, mobilização social, entre outros.
Dentre os objetivos do Projeto Academia da Saúde, podemos destacar:
.     Ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde;
.    Ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis;
.      Aumentar o nível de atividade física da população;
.      Estimular hábitos alimentares saudáveis;
.    Promover mobilização comunitária com a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e solidariedade;
.    Contribuir para ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de lazer, como proposta de inclusão social, enfrentamento das violências e melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população.


RECURSOS EDUCAÇAO INTEGRAL E ATENDIMENTO À COMUNIDADE

para solicitar à Secretaria Municipal de Educação a adesão à Resolução número nº 34/2013, publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira, 9 que disponibiliza recursos financeiros transferidos pelo FNDE, relativos à aquisição de equipamentos e recursos para que as escolas realizem atividades de educação integral e para oferta espaços para a comunidade nos finais de semana, dentro do programa Mais Educação.

As escolas públicas de estados, municípios e do Distrito Federal que aderiram ao programa Mais Educação vão receber de R$ 3 mil a R$ 9 mil, em cota única, para investir nas atividades da jornada ampliada e da educação integral. Os valores são definidos de acordo com o número de estudantes registrados no Censo Escolar do ano anterior e das atividades culturais, esportivas e de acompanhamento pedagógico escolhidas no plano de trabalho de cada unidade.

A mesma resolução do FNDE destina recursos adicionais a mais duas ações do programa. Serão atendidas mais de 8.000 escolas que vão abrir espaço para atividades da comunidade aos sábados ou domingos, feriados ou férias escolares, num período de seis meses. O governo federal repassará mensalmente R$ 1.088,60 às unidades com até 850 estudantes; 1.217,20, com até 1,7 mil; R$ 1.345,80 com mais de 1,7 mil.

SISTEMA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE DE MG COM VAGAS PARA CONCURSO

 


O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) de Minas Gerais está com inscrições abertas, a partir de hoje (16/9), para o preenchimento de 392 vagas de nível superior, distribuídas entre os cargos de Gestor Ambiental e Analista Ambiental. As oportunidades são para diversas cidades mineiras.
Segundo consta o edital, as vagas para Gestor Ambiental são para as seguintes áreas: Administração de Empresas; Administração Pública; Arquitetura; Arquivologia; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas e Gestão Pública; Ciência da Computação; Ciência da Computação e Engenharia de Software; Ciências Sociais e Sociologia; Comunicação Social (Publicidade); Direito; Ecologia; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Agrimensura; Engenharia Ambiental; Engenharia Agronômica e Agronomia; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Geológica, Geologia e Engenharia de Minas; Engenharia Hídrica; Engenharia Metalúrgica; Engenharia de Pesca; Engenharia Química; Engenharia Química e Química; Estatística; Geografia; Geologia; Gestão Ambiental; Gestão Logística; Gestão Pública e Gestão de RH; Matemática; Medicina Veterinária; Pedagogia; Psicologia; Química; Sistemas de Informação; Tecnologia em Eventos; Tecnologia em Rede, Análise de Sistemas; Zootecnia; e Zootecnia e Medicina Veterinária.
Já o cargo de Analista Ambiental poderá ser ocupado por profissionais das áreas: Ciências Biológicas; Direito; Engenharia de Agrimensura; Engenharia Agronômica e Agronomia; Engenharia Florestal; Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica ou Agronomia; Geografia; Medicina Veterinária; e Tecnologia em Geoprocessamento; Administração de Empresas; Ciência da Informação; Ciências Biológicas; Direito; Engenharia Mecânica; Ciências Econômicas e Ciências Contábeis; Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Hídrica, Engenharia de Minas e Geologia; Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica ou Agronomia; Engenharia Química e Química; Estatística; Geografia; Meteorologia; e Pedagogia e Ciências Sociais;Direito; Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenharia Química e Engenharia Metalúrgica; Engenharia Agronômico ou Agronomia; Engenharia de Energia; Engenharia Geológica, Geologia e Engenharia de Minas; Estatística; Geografia; Pedagogia; e Química.
Os aprovados serão submetidos ao regime estatutário e receberão o salário de 2.983,37 reais, em uma jornada de 40 horas semanais. Interessados devem se inscrever no período de 16 de setembro a 16 de outubro de 2013, através do site ww5.funcab.org/inicial.asp?id=212. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PROCESSO SELETIVO PARA ATENDER AO SAMU (192) DE UBÁ


O Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde para gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência da Macro Sudeste (CISDESTE) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), tornam pública e estabelecem normas para a realização do PROCESSO SELETIVO PÚBLICO destinado a contratação temporária de pessoal para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU.
O Processo Seletivo para contratação de profissionais para trabalhar no SAMU de Ubá está com as inscrições abertas até o dia 22 de setembro.

Para Ubá são as seguintes vagas:

CARGOS
VAGAS
VENCIMENTO MENSAL
Médico
7 + CR
R$5.039,00
Enfermeiro
7 + CR
R$1.683,90
Técnico de Enfermagem
4 + CR
R$923,00
Condutor Socorrista
8 + CR
R$1.030,00
 
*CR=Cadastro Reserva
As provas serão no dia 13 de outubro.
Para mais informações acesse www.gestaodeconcursos.com.br