quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PROJETO "ESPORTE E LAZER NA CIDADE" É SOLICITADO NA CÂMARA


Apresentamos proposição para atendimento ao edital de chamada pública 01/2013 para implantação e desenvolvimento de núcleos de esporte recreativo e de lazer nos municípios do Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC.
A implantação e o desenvolvimento dos núcleos de esporte recreativo e de lazer do Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC, visam proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer, que envolvam todas as faixas etárias e as pessoas com deficiência, estimulem a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, fomentem a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos.
No caso da cidade de Ubá, de acordo com o quantitativo populacional, podem ser apresentadas propostas para criação de 4 a 6 núcleos com objetivo de ampliar o acesso ao esporte, educação, lazer e inclusão social para toda sociedade ubaense,  atendendo prioritariamente escolares e assim implementar ações de esporte educacional para atender crianças, adolescentes e jovens, com oferta de múltiplas vivências esportivas e outras ações para seu desenvolvimento integral, com ênfase nas áreas em situação de vulnerabilidade social.
Podem ser apresentados projetos para serem desenvolvidos no núcleo urbano e também sua implementação nos núcleos para povos e comunidades tradicionais com, por exemplo, para atender comunidades quilombolas.
As propostas devem ser inseridas no SICONV até o dia 08/11/2013 sob o número 5100020130030 e 5100020130029.




MANDATO APRESENTA PROPOSTA PARA DESENVOLVER O PROJETO "VIDA SAUDÁVEL"

Nosso mandato apresentou proposta para atendimento ao edital de chamada pública 02/2013 para implantação e desenvolvimento de núcleos de esporte recreativo e de lazer nos municípios do Programa Vida Saudável.
A implantação e o desenvolvimento dos núcleos de esporte recreativo e de lazer do Programa Vida Saudável - VS visa desenvolver atividades sistemáticas e assistemáticas de lazer e esporte recreativo, no sentido de garantir o direito ao lazer para pessoas idosas, predominantemente a partir dos 60 anos.
O Programa Vida Saudável – VS, na sua essência, visa oportunizar a prática de exercícios físicos, atividades culturais e de lazer para o cidadão idoso, estimulando a convivência social e contribuir para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos, além do objetivo de democratizar o lazer e o esporte recreativo para promover a saúde e o envelhecimento bem sucedido.
No caso da cidade de Ubá, de acordo com o quantitativo populacional, podem ser apresentadas propostas para criação de 4 a 6 núcleos, com objetivo de ampliar o acesso ao esporte, educação, lazer e inclusão social para toda sociedade e prioritariamente para o cidadão idoso.
             As propostas devem ser inseridas no SICONV até o dia 08/11/2013 sob o número 5100020130028, Implantação do Programa Vida Saudável.





quinta-feira, 24 de outubro de 2013

UBÁ RECEBE AUDIÊNCIA PÚBLICA DE REVISÃO DO PPAG: TEMA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Rede de Educação e Desenvolvimento Humano será discutida com a população da Zona da Mata.

Ubá (Zona da Mata) recebe, nesta quarta-feira (30/10/13), audiência pública para debater a revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). O objetivo da reunião é discutir os projetos do Governo do Estado na Rede de Educação e Desenvolvimento Humano, contidos noProjeto de Lei (PL) 4.550/13, que faz a revisão do PPAG 2012-2015, para o exercício de 2014. A reunião será às 13h30 no Teatro Chiquinha Dias Paes (Avenida Cristiano Roças, 163, 2º piso, Centro).
Estarão presentes os deputados das Comissões de Participação Popular; de Educação, Ciência e Tecnologia; e de Fiscalização Financeira e Orçamentária. A audiência será precedida de um curso de capacitação para os participantes, na parte da manhã. As inscrições para participar do evento estão abertas até as 14 horas desta sexta-feira (25).
O PL 4.550/13 já está em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e as reuniões se destinam a discutir possíveis alterações no planejamento orçamentário do próximo ano. Nesses encontros, parlamentares e sociedade civil avaliam as ações apresentadas, além de sugerir alterações nos objetivos dos programas, finalidades, metas e destinação de recursos para os programas governamentais.
Rede foca em melhoria das escolas públicas
A Rede de Educação e Desenvolvimento Humano tem como objetivos estratégicos acelerar o aumento da escolaridade média da população, consolidar a rede pública como um sistema inclusivo de alto desempenho e reduzir as desigualdades educacionais. Para alcançar tais metas, foram elaborados projetos estruturadores como o Educação para Crescer, o Pró-Escola e o Melhor Emprego.
O programa Educação para Crescer inclui ações como aumentar o tempo de permanência diária nas escolas e ampliar a participação das famílias na vida escolar. A previsão orçamentária destina quase R$ 7 bilhões para esse projeto em 2014. Já o Pró-Escola tem foco na capacitação continuada dos educadores e na melhoria da infraestrutura física e operacional, o que inclui obras, mobiliário, equipamentos, transporte e tecnologia da informação. Para tanto, foram reservados R$ 181 milhões. O programa Melhor Emprego tem foco na formação profissional de forma integrada com a geração de empregos e estão destinados R$ 106 milhões para ele.
O requerimento para a realização da audiência pública em Ubá foi dos deputados Duarte Bechir (PSD), André Quintão (PT) e Zé Maia (PSDB). As cinco regiões do Estado receberão reuniões de revisão do PPAG. Para o deputado André Quintão, que preside a Comissão de Participação Popular, esse processo é fundamental para a efetivação de políticas públicas que atendam as reais demandas da sociedade. Em dez anos de existência dessa comissão, foram aprovadas 1.106 propostas de emendas populares mobilizando R$ 128 milhões do Orçamento do Estado. “A expectativa é de que, neste ano, durante a revisão do PPAG, a sociedade continue atuante, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas públicas no Estado”, avalia o parlamentar.
Convidados - Foram convidados para o encontro o prefeito de Ubá, Edvaldo Baião Albino; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Rosângela Maria Alfenas de Andrade; a secretária-adjunta de Estado de Educação, Maria Sueli de Oliveira Pires; a subsecretária de Estado de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos; e a gerente do programa Melhor Emprego, Lara Farah Valadares.

Fonte:
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

terça-feira, 22 de outubro de 2013

CONSTRUÇÃO DE CRECHES NOS BAIRROS É APRESENTADA POR NOSSO MANDATO



Nosso mandato apresentou requerimento para atendimento às diligências de construção de duas creches, uma no bairro São Domingos e outra no bairro São João, através do programa Proinfância.
Além disso,  reforçamos a necessidade de construção das creches através do processo de metodologias inovadores, desenvolvida pelo Ministério da Educação, que irá resultar em maior rapidez no processo de construção, que muito irá beneficiar os referidos bairros, pois estes possuem grande demanda de crianças para vagas na educação infantil no segmento creche.

A proposta de metodologias inovadoras, tem como objetivo otimizar os processos para execução das obras, necessárias para construção das creches no âmbito do programa Proinfância. O FNDE realizou Registro de Preços para construção das creches obedecendo às tipologias dos Projetos Padrão do FNDE. As escolas do Proinfância serão construídas por sistemas construtivos com metodologia inovadora e serão contratadas por meio de Pregão Eletrônico de Registro de Preços Nacional, pela modalidade de Regime Diferenciado de Construções Públicas (RDC).

MAIS PARTICIPAÇÃO POPULAR É TEMA APRESENTADO POR NOSSO MANDATO NA CÂMARA

Nosso mandato apresentou proposição para encaminhar às secretarias da prefeitura, buscar unirem esforços na criação da “Casa de Conselhos” e assim dotar os conselhos de mais estrutura, organização e funcionalidade.

Além disso,  sugeririmos, a possibilidade de realização de um Fórum de Participação Popular, com o objetivo de buscar alternativas e subsídios que auxiliem a administração na execução orçamentária e na implementação de políticas públicas para toda sociedade.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

MANDATO APRESENTA PROJETO PARA BENEFICIAR PRODUTORES RURAIS E MEIO AMBIENTE

Apresentamos projeto para instituir o “Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais – Produtor de Água” no município, destinado aos proprietários rurais, localizados na bacia do Rio Ubá, que adotarem medidas de proteção ambiental, conforme legislação vigente.
 

JUSTIFICATIVA:

A poluição difusa rural, decorre predominantemente de processos de erosão e sedimentação e representa uma ameaça à disponibilização em quantidade e qualidade dos recursos hídricos da cidade. Esta ameaça é particularmente grave quando o corpo de água é um manancial de abastecimento, como é o caso da bacia hidrográfica do Rio Ubá.  Além de causar perdas significativas dentro das propriedades, a erosão apresenta externalidades ambientais e sócio-econômicas significativas, no momento em que o sedimento deixa a propriedade em direção aos cursos de água.
Os produtores rurais, apesar de serem ambientalmente conscientes, têm pequena disposição de investir em manejos e práticas conservacionistas, em função do baixo nível de renda da atividade e da falta de políticas públicas ajustadas que permitam compensar os produtores rurais provedores de externalidades positivas.
A tarefa de conservação de água e solo nas bacias hidrográficas é uma atividade que depende grandemente da participação dos proprietários rurais. Como nem sempre há uma percepção de que os ganhos com esta prática extrapolam as fronteiras das propriedades rurais gerando externalidades positivas (benefícios sociais), ela acaba por não ser realizada; de um lado, porque os pequenos e médios produtores rurais não têm, na maioria das vezes, renda suficiente para suportá-la sozinho e, de outro, porque, pela falta de percepção dos beneficiários, não existe disposição de pagar pelos benefícios pelos quais se apropriam.
Baseado nestas premissas e para minimizar esta situação a implementação de um programa municipal de pagamentos por serviços ambientais, através do Produtor de Água, desenvolvido pela ANA – Agência Nacional de Águas, que visa incentivar a compensação financeira aos produtores rurais que, comprovadamente, contribuem para a proteção e recuperação de mananciais, gerando benefícios para a bacia e sua população.  
Trata-se, portanto, de um programa de interesse da coletividade e pela qual prevê o pagamento de incentivos financeiros a todos aqueles produtores rurais que, voluntariamente, venham aderir ao programa, conservando suas matas, conservando adequadamente seu solo e contribuindo para a implementação e manutenção das ações previstas no programa.

Portanto, diante do cenário de degradação, a adoção de políticas públicas, o “Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais - Produtor de Água” pode contribuir para melhoria da qualidade e quantidade dos recursos hídricos da bacia. O PSA – “Produtor de Água” visa estimular que proprietários mantenham áreas com vegetação, combatam a erosão e a poluição hídrica além de estimular a recuperação de áreas degradadas, fatos estes que contribuem de forma significativa para melhoria da quantidade e qualidade da água. (Adaptado de: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUA, Programa Produtor de Água: manual operatório, Brasília, 2008).



PROJETO DE LEI Nº ______________

Dispõe sobre pagamentos por serviços ambientais, através do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais – Produtor de Água, para proprietários de imóveis rurais situados na Bacia do Rio Ubá e dá outras providências.

Art. 1º Esta Lei institui o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais – Produtor de Água - com o objetivo de incentivar a oferta de serviços ambientais na Bacia do Rio Ubá.
Parágrafo único. O Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais observará diretrizes e critérios estabelecidos em normas estaduais e federais que regem a matéria.

Art. 2°  Para efeito desta lei consideram-se:
I – serviços ambientais: Serviços ecossistêmicos que têm impactos positivos além da área onde são gerados;
II – pagamento por serviços ambientais: transação voluntária através da qual uma atividade desenvolvida por um provedor de serviços ambientais, que conserve ou recupere um serviço ambiental previamente definido, é remunerada por um pagador de serviços ambientais, mediante a comprovação do atendimento das disposições previamente contratadas nos termos desta lei;
III – pagador de serviços ambientais: pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que paga por serviços ambientais, dos quais se beneficia direta ou indiretamente;
IV – provedor de serviços ambientais: pessoa física ou jurídica que executa, mediante remuneração, atividades que conservem ou recuperem serviços ambientais, definidos nos termos desta Lei;

Art. 3° -  O Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais será executado por meio de Projetos de Pagamento por Serviços Ambientais instituídos por Decreto, que deverá definir.
I - tipos e características de serviços ambientais que serão contemplados;
II - área para a execução do projeto;
III - critérios de elegibilidade e priorização dos participantes;
IV - requisitos a serem atendidos pelos participantes;
V - critérios para a aferição dos serviços ambientais prestados;
VI - critérios para o cálculo dos valores a serem pagos;
VII - prazos mínimos e máximos a serem observados nos contratos.

Art. 4°  O Poder Público Municipal poderá remunerar o Provedor de serviços ambientais situado na Bacia do Rio Ubá, na forma estabelecida nesta lei e em seu regulamento.
§ 1°  A adesão aos Programas de Pagamento por Serviços Ambientais será voluntária e deverá ser formalizada por meio de contrato firmado entre o Provedor de Serviços Ambientais e a Prefeitura Municipal, no qual serão expressamente definidos os compromissos assumidos, requisitos, prazos de execução e demais condições a serem compridas pelo Provedor para fazer jus à remuneração conforme fixado em decreto regulamentador.
§ 2°  Os valores a serem pagos aos provedores de serviços ambientais deverão ser proporcionais aos serviços prestados considerando a extensão e características da área envolvida os custos de oportunidade e as ações efetivamente realizadas.

Art. 5°  As despesas com a execução da presente Lei correrão por conta das verbas próprias consignadas no orçamento.   

Art. 6º  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

NOSSO MANDATO PARABENIZA TODOS OS EDUCADORES NO SEU DIA: TODOS OS DIAS!


“A educação oficial no Brasil começa em 15 de outubro de 1827, com um decreto imperial de D. Pedro I, que determinava que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". É por causa desse decreto, inclusive, que o Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. A data, contudo, só foi oficializada em 1963. O acesso à educação, porém, ainda era muito restrito na época do Império.
Atualmente, o Brasil tem quase 2 milhões de professores, somente na Educação Básica, e esse corpo de profissionais é responsável por lecionar para mais de 50 milhões de alunos, dentre os educadores, são vários “Darcy’s Ribeiro, Anísio’s Teixeira e Paulo’s Freire”, ou seja, grandes educadores, que atuam e atuaram em nossas escolas para educar e buscar sempre a melhoria da qualidade da educação na cidade, no estado e no país.
Destacamos que não existe educação de qualidade sem professores valorizados, motivados e comprometidos com o ato de educar. Todos nós, devemos ter sentimentos de gratidão e respeito por cada professor e professora que passaram por nossas vidas e contribuíram para a pessoa que nos tornamos.
Portanto, obrigado professores de Ubá por me educarem, por serem colegas de trabalho tão preciosos e por ajudarem meu filho e todos os filhos dessa terra a sonharem e realizarem seus sonhos.

E, através desta, agradeço também a todos os professores que aceitaram a difícil, mas prazerosa tarefa de educar o ser humano e, então, Parabenizo pelo “DIA DOS PROFESSORES” mas que sua importância e relevância possam ser lembrados todos os dias por toda sociedade.”


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

AMANHÃ (10/10) ÚLTIMO DIA PARA INSCRIÇÃO NO FOREA - FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Atenção professores e estudantes de cursos técnicos de meio ambiente:

Amanhã é o último dia para inscrição no FOREA (Fórum Regional de Educação Ambiental) que será realizado nos dia 6, 7 e 8 de Novembro no Brauna's Grill. A inscrição, alimentação e pasta do evento é grátis. Ainda temos 200 vagas. Gentileza procurar a Secretaria Municipal de Educação de Ubá, MG e a Superintendência Regional de Ensino para efetuarem as inscrições.


“O ForEA representa um momento de trabalho em conjunto entre atores sociais na educação ambiental e demais membros da sociedade para tratar essas questões. Se mostra ainda como uma oportunidade de discutir a importância de políticas de valorização e preservação dos atrativos naturais da nossa região. O objetivo é fazer um diagnóstico sobre as ações que estão sendo desenvolvidas nas escolas e, a partir daí, propor metas para uma nova relação com o meio ambiente, com responsabilidade e visão para o futuro”, ressalta a coordenação do  FOREA.  
Durante o Fórum serão realizadas mesas redondas referentes à temática central, além de oficinas, minicursos e eventos paralelos com temas relacionados às questões ambientais da região. O objetivo é que, com a realização dos debates, as políticas de educação ambiental sejam fortalecidas além de proporcionar aos servidores da rede de ensino um momento de encontro, oportunidades de convivência para diálogos e trocas de experiências. “Acreditamos que a educação é o caminho para criar na sociedade o espírito de cooperação, solidariedade, diálogo e respeito em relação ao meio ambiente e às diversas esferas sociais.
ciea


Tema Central:

Interatividade Socioambiental da Bacia do Pomba

Eixos Temáticos:

Resíduos Sólidos – Problema ou Oportunidade? Valoração dos Resíduos de Indústria Importância da Coleta Seletiva dos Resíduos Industriais Política Nacional dos Resíduos SólidosExpansão Industrial com Sustentabilidade Políticas Públicas propulsora de Desenvolvimento Sustentável e sua aplicação no Arranjo Produtivo Local Incentivo ao desenvolvimento Local e Regional Sustentável Política Ambiental e Expansão Urbana 

NOSSO MANDATO APRESENTOU PROPOSTA DE DESCENTRALIZAR ATENDIMENTO NA FARMÁCIA MUNICIPAL

Nosso mandato apresentou proposta para viabilizar uma logística de descentralização do Atendimento da Farmácia Municipal, através dos programas “Farmácia de Minas” e “Farmácia Popular do Brasil” para outros pontos da cidade e assim melhor atender ao usuário.
JUSTIFICATIVA:

A Política Nacional de Medicamentos (PNM) e a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), como parte essencial da Política Nacional de Saúde, constituem instrumentos fundamentais para a efetiva implementação de ações capazes de promover a melhoria das condições de assistência à população. Dentre as diretrizes da PNAF, destacam-se: a garantia de acesso à assistência farmacêutica, ampliação do acesso, garantir o uso racional de medicamentos, integrar a assistência farmacêutica às demais políticas de saúde, otimizar os recursos financeiros existentes, desenvolver e capacitar recursos humanos e tornar a gestão eficiente.
A Assistência Farmacêutica é um sistema de apoio para qualificação dos serviços de saúde, na medida em que pode melhorar a lacuna entre o potencial que os medicamentos essenciais têm para oferecer e a realidade das pessoas que precisam dos medicamentos, levando em consideração principalmente a questão da equidade, como objetivo de propiciar acesso, segurança e o uso racional dos medicamentos.
Atualmente, de Acordo com o Plano Municipal de Saúde, a Assistência Farmacêutica no município atende 44.000 pessoas por mês na Farmácia da rede municipal de saúde, constando 146 itens na relação de medicamentos.
Portanto, é cada vez maior o número de remédios disponibilizados pela Farmácia Municipal e, consequentemente, crescente o número de atendimentos aos usuários do sistema, sendo constantes as filas e a demora no atendimento ao usuário.
            Nesse sentido, justifica a descentralização do atendimento da Farmácia Municipal, para outras localidades da cidade, principalmente em pontos estratégicos e de maior concentração de população como a região que abrange os bairros Pires da Luz, Fazendinha, Cohab, Cibraci, Chiquito Gazolla, etc. em uma parte da cidade e em outro extremo, na região da Ponte Preta, Meu Sonho, Mangueiras, Rural, etc. Outra opção é disponibilizar um maior número de medicamentos disponíveis diretamente na Unidades de Saúde dos bairros, pois além de facilitar o acesso dos usuários aos medicamentos, reduziria o tempo de atendimento e das filas na Farmácia Municipal.




sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Vereador solicita criação de nova unidade de ESF

A Indicação nº 417/13, de autoria do vereador Samuel Gazolla (PT), solicitou ao Poder Executivo a criação de uma nova unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF, comumente chamada de PSF), para melhor atender as comunidades dos bairros Santana, Dico Teixeira, Vale do Ipê, Seminário e Cidade Jardim, principalmente ao longo das avenidas Padre Arnaldo Jansen e JK.

“Além disso, ao montar a equipe, salientamos a importância da contratação de Agente Comunitário de Saúde, que é a pessoa capacitada para reunir informações de saúde sobre a comunidade, ser um dos moradores da rua, bairro ou região de abrangência da unidade de saúde”, destacou o vereador.

A proposição foi aprovada por unanimidade em 09/09.
Por Gisele Caires
Jornalista CMU
jornalismo@camarauba.mg.gov.br

Vereadores sugerem instituição de Ouvidoria Geral do Município

No início de setembro, o vereador Samuel Gazolla (PT) apresentou o Requerimento nº 238/13 pelo qual solicitou que o Executivo envie à Câmara projeto de lei que “dispõe sobre a instituição da Ouvidoria Geral do Município de Ubá e dá outras providências”. Samuel justificou a proposição explicando que as ouvidorias públicas são instrumentos autênticos da democracia participativa, na medida em que possibilitam à sociedade o exercício do direito à participação e ao controle da administração pública e permite o diálogo entre o cidadão – usuário dos serviços públicos – e o Governo.
Segundo ele, o cidadão ganha voz ativa por meio do ouvidor, seu porta-voz, uma vez que suas manifestações/demandas são recebidas pela administração, analisadas e respondidas, permitindo a correção e o aprimoramento dos serviços públicos prestados à sociedade.
De acordo com a proposição, manifestações como críticas, denúncias, reclamações, sugestões e elogios não devem ser temidas, mas apropriadas para o melhor desempenho das funções públicas.
Como reforço ao Requerimento nº 238/13, foi apresentado pelos vereadores Samuel Gazolla e Rafael Faeda (PP), em 23/09, o Requerimento nº 248/13. Este solicitou do Executivo a adesão ao Protocolo de Intenções da Rede Ouvir/MG – Rede Mineira de Ouvidorias Públicas, para viabilizar a criação, instalação e o fortalecimento de ouvidorias nas Secretarias de Educação e de Obras da Prefeitura Municipal de Ubá, além de uma Ouvidoria Jovem e melhor estruturação da Ouvidoria de Saúde, já existente, principalmente com a disponibilização de um veículo para melhor prestação dos serviços aos usuários.
Os vereadores encaminharam às Secretarias Municipais de Governo, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Cultura e Obras uma cópia da documentação recebida por eles durante participação no Seminário “Rede de Ouvidorias – Minas mais transparente e cidadã”, com orientações para a instituição das referidas ouvidorias.
As proposições foram aprovadas por unanimidade. A iniciativa do Legislativo rendeu homenagem da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais – Comarca de Ubá – à Câmara, através de ofício assinado pelo Defensor Público Sérgio Riani. Segundo ele, para que a democracia realmente seja vivenciada é indispensável a participação popular e a instituição da Ouvidoria Geral Municipal é um passo importante neste sentido. “Parabenizo a todos os vereadores, dignos representantes do povo ubaense, em especial ao autor do Requerimento nº 238/13, vereador Samuel Gazolla, por atuarem visando democratizar a gestão pública”, enfatizou Sérgio Riani.
Em 30/09 a Câmara recebeu ofício do Poder Executivo, em resposta ao Requerimento nº 238/13, informando que a Prefeitura já dispõe de um canal de comunicação direta com o cidadão, com o nome de “Fale com a Prefeitura”. Segundo a correspondência, este serviço está disponível no site www.uba.mg.gov.bre é monitorado pela Secretaria Municipal de Governo, que responde às manifestações (sugestões, reclamações, críticas, denúncias, etc.) dos cidadãos.
Por Gisele Caires
Jornalista CMU
jornalismo@camarauba.mg.gov.br


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

CONCURSOS PÚBLICOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

temporada de concursos no Governo de Minas disponibiliza mais de três mil vagas

São dez concursos para cargos de ensino médio e superior em diversas áreas, com vagas para Belo Horizonte e cidades do interior do Estado

Concursos trarão novos servidores ao Governo de Minas para ampliar a eficiência da gestão pública
Concursos trarão novos servidores ao Governo de Minas para ampliar a eficiência da gestão pública
O Governo de Minas realiza, neste segundo semestre, um conjunto de 10 novos concursos com o objetivo de preencher um total de 3.048 vagas em diversos órgãos e entidades do Estado, na capital e no interior. Essa iniciativa trará novos servidores para a administração estadual, cujo trabalho contribuirá para ampliar a execução das políticas públicas de atendimento aos cidadãos em diversas áreas como segurança, saúde, educação superior, transportes e obras públicas, cultura, planejamento e desenvolvimento social, entre outras.
Cinco concursos já estão com as inscrições abertas, voltadas para o preenchimento de vagas na Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig)Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), Concurso Unificado e Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipsemg). Outros quatro concursos terão suas inscrições abertas ainda em 2013, com objetivo de preencher vagas na TV Minas, Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Universidade de Montes Claros (Unimontes) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

A previsão é que as provas para o conjunto dos concursos sejam realizadas entre o final de 2013 e o início de 2014. O concurso com o maior número de vagas é o unificado, que atende a 17 órgãos e entidades e oferta um total de 1.117 vagas, seguido pelos dois concursos do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipsemg) que, juntos, vão oferecer 843 vagas e pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) com 392 vagas.

- Concursos com inscrições já abertas

1 - Concurso unificado – 1.117 vagas

Vários cargos
Ensino médio/superior
Vencimento básico: até R$ 2.983
Inscrições: 30/09/2013 a 24/10/2013
Para mais informações clique aqui.
O concurso unificado será para o preenchimento de vagas nos seguintes órgãos: Advocacia Geral do Estado, secretarias de Planejamento e Gestão, Transportes e Obras Públicas, Cultura, Esportes e Juventude, Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas Gerais, Instituto de Previdência dos Servidores Militares, Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais,  Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais, Universidade do Estado de Minas Gerais, Instituto Estadual de Florestas, Fundação Estadual do Meio Ambiente e Instituto Mineiro de Gestão das Águas.

2 - Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig) – 52 vagas

Gestor em Ciências e Tecnologia
Ensino superior
Vencimento básico: até R$ 2.083,72
Inscrições abertas em 09/09/2013 e prosseguem até 09/10/2013
Para mais informações clique aqui.

3 - Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) – 45 vagas
Cargos: Agente Governamental e Gestor Governamental
Ensino: Médio/Superior
Vencimento Básico: até R$ 2.083,72
Inscrições: abertas em 16 de setembro e vão até 11/10/2013
Para mais informações clique aqui.

4 -Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) – 392 vagas
Cargos: Analista e Gestor Ambiental 
Ensino Superior
Vencimento básico:  até R$ 2.983,37
Inscrições: abertas em 16/09/2013 prosseguindo até 16/10/2013
Para mais informações clique aqui.

5 - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipsemg) – 792 vagas
Técnico de Seguridade Social e Analista de Seguridade Social
Ensino médio/superior
Vencimento básico: até R$ 2.674,12
Inscrições: 01/10/2013 a 05/11/2013
Para mais informações clique aqui.

- Próximos concursos que terão inscrições abertas

1 -  Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipsemg) – 51  vagas
Cargo: Médico da Área de Seguridade Social e Analista de Seguridade Social (com formação em perfusão cardiocirculatória e respiratória)
Vencimento básico: até R$ 4.472,93
Inscrições: 02/11/2013 a 25/11/2013
Para mais informações clique aqui.

2 - Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) – 90 vagas
Cargo: Curso de Formação de Oficiais
Ensino: superior
Salário: até R$ 5.991,49
Inscrições: 06/11/2013 a 06/12/2013
Para mais informações clique aqui.

3 - Fundação TV Minas Cultural e Educativa – 203 vagas
Cargos: Técnico e Analista de TV  
Ensino: médio/superior
Vencimento Básico: até R$ 2.183,00
Inscrições: 15/10/2013 a 14/11/2013
Para mais informações clique aqui.

4 - Universidade de Montes Claros (Unimontes) – 226 vagas
Cargos: Professor de Ensino Superior  
Ensino: Superior com titulação em nível de especialização, mestrado e/ou doutorado
Vencimento Básico: até R$ 6.243,94
Inscrições: 21/10/2013 a 21/11/2013
Para mais informações clique aqui (arquivo PDF).

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) também realiza concurso para o preenchimento de 80 vagas. As inscrições já se encerraram e as provas serão realizadas em 20 de outubro

VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: MUITO PARA MELHORARMOS!

Brasil fica no penúltimo lugar em ranking de valorização do professor

País está na frente apenas de Israel entre 21 nações avaliadas. China lidera lista, seguida por Grécia, Turquia e Coreia do Sul

Ranking mede o stadus dos professores em diferentes países Foto: Getty Images
Ranking mede o stadus dos professores em diferentes países
Foto: Getty Images

O Brasil ficou na penúltima colocação entre 21 nações em um índice sobre a valorização dos professores divulgado nesta quinta-feira pela fundação internacional Varkey Gems, sediada em Londres. O País está à frente apenas de Israel no status dado aos seus educadores. Em primeiro lugar aparece a China, seguida de Grécia, Turquia, Coreia do Sul e Nova Zelândia.

Os 21 países analisados foram selecionados pelo desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês). Em cada nação foram feitas 1 mil entrevistas que levaram em conta o status do professor, a recompensa recebida pelo trabalho e a organização do sistema de ensino.

Os países asiáticos tiveram desempenho superior a nações europeias – como Holanda, Reino Unido e França -  e aos Estados Unidos, que aparecem no meio da fila. A pesquisa também comparou o status do professor a outras profissões. Em dois terços dos países, eles foram comparados a assistentes sociais. No Brasil, Estados Unidos, França e Turquia, as pessoas pensam que os professores são mais semelhantes a bibliotecários. Apenas na China os entrevistados disseram que acreditam que o professor tem o mesmo status de um médico.

Enquanto na China 50% dos entrevistados disseram que incentivariam seus filhos a seguir carreira no magistério, apenas 8% fariam o mesmo em Israel. Já no Brasil, cerca de 20% afirmaram que encorajariam seus filhos a seguir a profissão.

Em relação à confiança de que o professor pode ajudar a dar uma boa educação aos alunos, o Brasil liderou as respostas positivas, seguido da Finlândia. Sobre o salário, 95% dos entrevistados em todos os países disseram que acreditam que o educador deve ganhar mais do que recebe atualmente.

A pesquisa completa está disponível do site da instituição (apenas em inglês).  


Ranking de valorização dos professores 
 
Posição País
China
Grécia
Turquia
Coreia do Sul
Nova Zelândia
Egito
Singapura
Holanda
Estados Unidos
10º Reino Unido
11º França
12º Espanha
13º Finlândia
14º Portugal
15º Suíça
16º Alemanha
17º Japão
18º Itália
19º República Tcheca
20º Brasil
21º Israel

terça-feira, 1 de outubro de 2013

MANDATO A FAVOR DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: ADICIONAL DE GRATIFICAÇÃO À DOCÊNCIA



 

Nosso mandato apresentou o Anteprojeto de Lei que “Institui o adicional de gratificação de Incentivo à Docência e prêmio por assiduidade para os professores da rede municipal de ensino e dá outras providências.”

JUSTIFICATIVA:

O magistério é uma das profissões mais valorosas, mas a realidade da educação no Brasil não condiz com o sentimento geral da população sobre a importância de valorizarmos a educação, apesar dos avanços obtidos nos últimos anos. Neste caminho, a valorização dos profissionais da educação, principalmente os professores, pois a ação da docência não se limita ao ensino, à sala de aula ou à escola. Ela é muito maior, pois seu conteúdo se relaciona com a evolução da humanidade e da vida em sociedade. É através da docência que é possível partilhar crenças, emoções, afetos, etc., com o objetivo maior de promover a pessoa a viver de forma digna, com valores morais, éticos e o crescimento constante do amplo sentido da cidadania e da vida.

Portanto, os professores merecem e precisam de maior incentivo no desenvolvimento do trabalho docente, pois a cada dia é exigido mais criatividade e conhecimento para lidar com uma sociedade cada vez mais diversa e inclusiva, onde são grandes os desafios e as responsabilidades de educador na busca constante de construir uma situação de ensino e aprendizagem que corresponda às expectativas de melhoria na qualidade da educação. Cada dia mais, a docência pede do professor que transforme informação em conhecimento, conhecimento ensinado em aprendizagem. Mas, claro, destacamos uma máxima: “Não se ensina a quem não quer aprender.”

Além disso, a docência é uma profissão muito especial e a valorização do professor deve contar com o reconhecimento de toda a sociedade e do Poder Público, com condições de trabalho, salário digno que viabilize ao professor escolher suas leituras, que permita tempo para o estudo, à sua atualização, lazer de qualidade e o consumo de produtos culturais, entre tantas outras necessidades.
Por isso, educar é um fazer do bem, é transformar a sociedade para a melhoria das condições ambientais, das políticas públicas, da cidadania, da mobilidade, da acessibilidade, etc, enfim, do acreditar em um mundo melhor e por isso é necessário a valorização da educação.

Segundo Paulo Freire,

“Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada por seu trabalho.”

“Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”.