terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

MANDATO APRESENTA PROPOSTA DE MULTA À COPASA A FAVOR DO CONSUMIDOR

Nosso mandato apresentou proposta para que, nas negociações dos novos termos de contrato celebrado entre o município e a concessionária de serviço de abastecimento de água, neste caso a COPASA-MG, seja incluído o pagamento de uma multa à concessionária, a favor do consumidor, pela falta de fornecimento de água, independente do motivo, exceto para casos de calamidade pública, decretadas oficialmente pelo poder público municipal.

JUSTIFICATIVA:
Os moradores de Ubá, de quase todos os bairros da cidade, sofrem quase que diariamente com a falta d’água provocada pela ineficiência do sistema de abastecimento, através da concessionária que presta o serviço à população.
Em alguns bairros o desabastecimento de água potável perdura, vez por outra, durante dois, três ou mais dias seguidos, muitas vezes demonstra ser a concessionária incapaz de cumprir o objeto contratado com a eficiência, rapidez e a presteza necessárias, pois não fornece à população a quantidade de água suficiente para suprir a demanda. Além disso, interrompe constantemente o fornecimento sem motivo plausível, mas sempre com cobranças da conta em dia, em desfavor do consumidor.
Portanto, solicito a inclusão de uma cláusula, em um novo contrato de concessão, que conste que o não fornecimento da água ou sua interrupção ao consumidor, independente do motivo, exceto para casos de calamidade pública decretada pelo município, seja colocado uma multa à concessionária, a favor do consumidor, proporcional ao consumo e que atue como instrumento de melhoria do fornecimento da água ao consumidor.

A constante falta d’água em quase todos os domicílios da cidade, que deveriam ser abastecidos pela concessionária, viola, no mínimo, o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana (artigo 1º, inciso III, da Constituição Federal) e, ainda, de acordo com o capítulo I da Resolução 40, de 03 de outubro de 2013, da ARSAE-MG que é a Agência Reguladora de Água e Esgoto de MG, que no seu Artigo 3º a Agência Reguladora estabelece que “o prestador dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento é responsável pela adequada prestação dos serviços, que compreende a integralidade, a continuidade, a eficiência, a segurança e a atualidade”.

APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR E PRODUÇÃO ORGÂNICA


Apresentamos proposta à Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal do Ambiente, para que,juntamente com a Emater, providenciar apoio aos agricultores familiares para implementarem a produção orgânica e assim comercializar produtos fornecidos para o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, agregando um valor de 30% (trinta por cento) nos preços praticados, gerando mais renda para o produtor da agricultura familiar e com reflexos de melhora nas condições ambientais do solo e da água na bacia hidrográfica do Rio Ubá.
Como sabemos, na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente, pois não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.
Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.
Para desenvolver a agricultura orgânica, o produtor familiar deve fazer parte do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, o que é possível somente se estiver certificado por um dos três mecanismos descritos a seguir:
·        Certificação por Auditoria – A concessão do selo SisOrg é feita por uma certificadora pública ou privada credenciada no Ministério da Agricultura. O organismo de avaliação da conformidade obedece a procedimentos e critérios reconhecidos internacionalmente, além dos requisitos técnicos estabelecidos pela legislação brasileira.
·        Sistema Participativo de  Garantia  – Caracteriza-se pela responsabilidade coletiva dos membros do sistema, que podem ser produtores, consumidores, técnicos e demais interessados. Para estar legal, um SPG tem que possuir um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC) legalmente constituído, que responderá pela emissão do SisOrg.
·        Controle Social na Venda Direta – A legislação brasileira abriu uma exceção na obrigatoriedade de certificação dos produtos orgânicos para a agricultura familiar. Exige-se, porém, o credenciamento numa Organização de Controle Social – OCS, cadastrado em órgão fiscalizador oficial. Com isso, os agricultores familiares passam a fazer parte do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. 

No caso da certificação por OPAC, o produtor deve participar ativamente do grupo ou núcleo a que estiver ligado, comparecendo a reuniões periódicas e o próprio grupo garante a qualidade orgânica de seus produtos, sendo que todos tomam conta de todos e respondem, juntos, se houver fraude ou qualquer irregularidade que não apontarem e corrigirem. Se o produtor não corrigir, o grupo deve excluí-lo, cancelar o certificado e informar ao MAPA.
Caso o interesse seja apenas pela venda direta ou institucional, os produtores podem formar uma Organização de Controle Social – OCS.
Nessa forma de regularização, quem dá a garantia da qualidade orgânica é o produtor, acompanhado de perto pela sociedade. Ainda que o número de produtores ligados a uma OCS seja reduzido, se o controle da sociedade é exercido e registrado, ela cumpre sua finalidade. A garantia se baseia na relação de confiança entre quem vende e quem compra. Os produtores devem permitir que seus consumidores visitem sua propriedade, para que possam verificar o quê é produzido e de que forma. Também permitem a entrada dos órgãos de fiscalização, sempre que preciso.
Para poder comercializar seus produtos diretamente ao consumidor, as OCS devem se cadastrar junto à Superintendência Federal de Agricultura da unidade federada (Art. 25 e 28 do Decreto Nº 6.323/07), atendidas às exigências da IN 19/09 contidas em seus Art. 96 e 97 e nas Seções I e II de seu Capítulo III. AS OCS só podem ser formadas por agricultores familiares legalmente reconhecidos; devem estar ativas, possuir formas de controle e registro de informações que sejam capazes de assegurar a qualidade orgânica dos produtos e identificar claramente que produtor é responsável por cada produto. Os produtores assinam um Termo de Compromisso juntos, comprometendo-se a atender ao Decreto Nº 6.323/07 nos princípios e diretrizes da produção orgânica. Como grupo, todos se responsabilizam por todos.
Os produtores ligados às OCS não podem colocar o selo federal do SisOrg em seus produtos, uma vez que este mecanismo de controle não compõe o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica - SisOrg. Sua identificação se dá através da Declaração de Cadastro, que deve ester em local visível no ponto de comercialização. É permitida, apenas, a venda direta de seus produtos ao consumidor, à merenda escolar (através do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE) ou à CONAB (Programa de Aquisição de Alimentos – PAA).
Procedimentos das OCS para Cadastramento
            A OCS deverá solicitar seu cadastramento junto ao MAPA, buscando o protocolo da Superintendência Federal de Agricultura da unidade federada ou UTRA onde se localize. Uma Folha de rosto com requerimento dirigido ao Chefe da DPDAG/SFA-UF deve encabeçar a documentação. Caso o órgão estadual ou distrital tenha firmado convênio para execução das atividades de controle da venda direta sem certificação, os seus escritórios poderão prestar este atendimento.
            Para o cadastramento (Art. 99 da IN 19/09) a OCS deve apresentar os formulários (modelos sugeridos nos Anexos V, VI e VII da IN 19/09) preenchidos, mais documentos que relatem como se dão os controles interno e o social sobre a produção e comercialização, além de declaração oficial de cada produtor comprovando a condição de agricultor familiar. Esta comprovação, de acordo com a 
Lei Nº 11.326/06, se dá atualmente pela apresentação da DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf.
            Não foi estabelecido um formulário padronizado para a descrição dos procedimentos, pois os meios de controle social sobre a produção e comercialização poderão variar entre os diferentes grupos e princípios agroecológicos utilizados. Entretanto, a descrição do controle social deve conter, no mínimo, os procedimentos a seguir:
·   Frequência de reuniões entre os membros;
·   Frequência de visitas entre os membros a cada unidade de produção controlada pelas OCS;
·   Medidas para garantir a rastreabilidade dos produtos;
·   Providências tomadas pelo grupo quando algum membro não cumpre com as normas da produção orgânica acordadas.


            A importância dessa atuação, ocorre pois os produtos agroecológicos ou orgânicos terão preços de referência com um acréscimo de até 30% sobre os demais. (parágrafo único, art. 2, res. n. 12/2004, além de gerar benefícios ao meio ambiente e à saúde humana.


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

VAGAS DE PROFESSORES/INSTRUTORES DOS CURSOS DO PRONATEC

VAGAS PROFESSOR/INSTRUTOR
EIXO TÉCNOLÓGICO: AMBIENTE E SAÚDE

AMBIENTE E SAÚDE. ENCARGO
CURSO
CIDADE
REQUISITOS: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
VAGAS
Professor/ Instrutor
FIC
Cuidador Infantil (NOTURNO)
CATAGUASES
Graduação ou Técnico em Enfermagem
1
Professor/ Instrutor
FIC
Cuidador de Idosos (NOTURNO)
GUARANI
Graduação ou Técnico em Enfermagem
1
Professor/ Instrutor
FIC
Cuidador Infantil (NOTURNO)
GUIDOVAL
Graduação ou Técnico em Enfermagem
1
Professor/ Instrutor
FIC
Balconista de Farmácia (NOTURNO)
LEOPOLDINA
Graduação ou Técnico em Farmácia
1
Professor/ Instrutor
FIC
Cuidador de Idosos (NOTURNO)
PAIVA
Graduação ou Técnico em Enfermagem
1
Professor/ Instrutor
FIC
Cuidador de Idosos (NOTURNO)
RIO POMBA
Graduação ou Técnico em Enfermagem
1
Professor/ Instrutor
FIC
Cuidador de Idosos (NOTURNO)
TOCANTINS
Graduação ou Técnico em Enfermagem
1


EIXO TÉCNOLÓGICO: DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL
DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL. ENCARGO
CURSO
CIDADE
REQUISITOS: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
VAGAS
Professor/ Instrutor
FIC Inglês Básico (VESPERTINO)
ALÉM PARAIBA
Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Inglês ou Curso de Proficiência em Língua Inglesa expedido por Instituição Internacional nos últimos dois anos.
1
Professor/ Instrutor
FIC Auxiliar de Secretaria Escolar (NOTURNO)
GUIDOVAL
Técnico em secretariado ou Técnico em Administração ou Técnico em Secretaria Escolar.
1
Professor/ Instrutor
FIC Inglês Intermediário (NOTURNO)
MERCÊS
Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Inglês ou Curso de Proficiência em Língua Inglesa expedido por Instituição Internacional nos últimos dois anos.
1
Professor/ Instrutor
FIC Inglês Básico (NOTURNO)
PIRAUBA
Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Inglês ou Curso de Proficiência em Língua Inglesa expedido por Instituição Internacional nos últimos dois anos.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - Intermediário (NOTURNO)
PIRAUBA
Graduado em qualquer área com Curso de Formação em Libras promovido por instituições de ensino superior ou instituições credenciadas por Secretarias de Educação (mínimo de 120 horas) ou certificado de proficiência em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação (PROLIBRAS).
1
Professor/ Instrutor
FIC
Inglês Intermediário (NOTURNO)
RIO POMBA
Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Inglês ou Curso de Proficiência em Língua Inglesa expedido por Instituição Internacional nos últimos dois anos.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - Básico
(NOTURNO)
RIO POMBA
Graduado em qualquer área com Curso de Formação em Libras promovido por instituições de ensino superior ou instituições credenciadas por Secretarias de Educação (mínimo de 120 horas) ou certificado de proficiência em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação (PROLIBRAS).
1
Professor/ Instrutor
FIC
Inglês Básico (NOTURNO)
TABULEIRO
Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Inglês ou Curso de Proficiência em Língua Inglesa expedido por Instituição Internacional nos últimos dois anos.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - Básico
(NOTURNO)
UBÁ
Graduado em qualquer área com Curso de Formação em Libras promovido por instituições de ensino superior ou instituições credenciadas por Secretarias de Educação (mínimo de 120 horas) ou certificado de proficiência em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação (PROLIBRAS).
1

EIXO TÉCNOLÓGICO: GESTÃO E NEGÓCIOS

GESTÃO E NEGÓCIOS. ENCARGO
CURSO
CIDADE
REQUISITOS: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
VAGAS
Professor/ Instrutor
FIC
Vendedor (NOTURNO)
ALÉM PARAIBA
Técnico em vendas ou Técnico em administração ou Tecnólogo em Gestão Comercial ou Bacharel em Administração, todos com experiência na área de vendas.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Auxiliar Financeiro (NOTURNO)
CATAGUASES
Técnico em Administração ou Bacharel administração. Graduação em qualquer área com pós-graduação em Gestão Empresarial. Todos com experiência na área financeira / administrativa.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Auxiliar Administrativo (NOTURNO)
DONA EUZÉBIA
Técnico em Administração ou Bacharel administração. Graduação em qualquer área com pós-graduação em Gestão Empresarial. Todos com experiência na área de administrativa.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Recepcionista (NOTURNO)
LEOPOLDINA
Técnico em Secretariado ou Superior em Secretariado ou Técnico em Administração ou Superior em Administração com experiência na área de recepção e atendimento ao publico/empresas.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Auxiliar Administrativo (NOTURNO)
MERCÊS
Técnico em Administração ou Bacharel administração. Graduação em qualquer área com pós-graduação em Gestão Empresarial. Todos com experiência na área de administrativa.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Auxiliar Administrativo (NOTURNO)
RIO POMBA
Técnico em Administração ou Bacharel administração. Graduação em qualquer área com pós-graduação em Gestão Empresarial. Todos com experiência na área de administrativa.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Assistente de Vendas (NOTURNO)
SILVEIRANIA
Técnico em vendas ou Técnico em administração ou Tecnólogo em Gestão Comercial ou Bacharel em Administração, todos com experiência na área de vendas.
1
Professor/
Instrutor
FIC
Assistente de Planejamento e Controle de Produção
(NOTURNO)
UBÁ
Técnico em Administração ou Bacharel administração ou Engenheiro de Produção. Graduação em qualquer área com pós-graduação em Gestão Empresarial ou Gestão de Operações e Logística. Todos com experiência na área de produção.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Assistente de Vendas (NOTURNO)
UBÁ
Técnico em vendas ou Técnico em administração ou Tecnólogo em Gestão Comercial ou Bacharel em Administração, todos com experiência na área de vendas.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Auxiliar de Faturamento (NOTURNO)
UBÁ
Técnico em Administração ou Bacharel administração. Graduação em qualquer área com pós-graduação em Gestão Empresarial. Todos com experiência na área financeira / administrativa.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Auxiliar Financeiro (NOTURNO)
UBÁ
Técnico em Administração ou Bacharel administração. Graduação em qualquer área com pós-graduação em Gestão Empresarial. Todos com experiência na área financeira / administrativa.
1


EIXO TÉCNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (Informática)

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (Informática) ENCARGO
CURSO
CIDADE
REQUISITOS: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
VAGAS
Professor/ Instrutor
FIC
Administrador de Bando de Dados (NOTURNO)
UBÁ
Técnico em Informática ou superior em informática ou áreas afins.
Conhecimento dos conceitos de banco de dados, modelagem de banco de dados, linguagem SQL e de ferramentas gratuitas para implantação de banco de dados. Todos com experiência em gerenciamento de banco de dados ou desenvolvimento de sistemas.
1


EIXO TÉCNOLÓGICO: RECURSOS NATURAIS.

RECURSOS NATURAIS. ENCARGO
CURSO
CIDADE
REQUISITOS: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
VAGAS
Professor/ Instrutor
FIC
Agricultor Familiar (Noturno e diurno aos sábados)
ALÉM PARAIBA
Técnico em Agropecuária, Engenheiro Agrônomo, Tecnólogo ou Bacharel em Agroecologia com experiência comprovada em Agricultura Familiar.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Agricultor Orgânico (Noturno e diurno aos sábados)
CORONEL PACHECO
Técnico em Agropecuária, Engenheiro Agrônomo, Tecnólogo ou Bacharel em Agroecologia com experiência comprovada em Agricultura Orgânica.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Viveiricultor Horticultor Orgânico (Noturno e diurno aos sábados)
DONA EUZÉBIA
Técnico em Agropecuária, Engenheiro Agrônomo, Tecnólogo ou Bacharel em Agroecologia com experiência comprovada em Viveiricultura.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Agricultor Familiar (Noturno e diurno aos sábados)
RIO POMBA
Técnico em Agropecuária, Engenheiro Agrônomo, Tecnólogo ou Bacharel em Agroecologia com experiência comprovada em Agricultura Familiar.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Agricultor Orgânico (Noturno e diurno aos sábados)
UBÁ
Técnico em Agropecuária, Engenheiro Agrônomo, Tecnólogo ou Bacharel em Agroecologia com experiência comprovada em Agricultura Familiar.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Horticultor Orgânico (Noturno e diurno aos sábados)
UBÁ
Técnico em Agropecuária, Engenheiro Agrônomo, Tecnólogo ou Bacharel em Agroecologia com experiência comprovada na área de olericultura.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Agricultor Orgânico (Noturno e diurno aos sábados)
VISCONDE DO
RIO BRANCO
Engenheiro Agrônomo, Tecnólogo ou Bacharel em Agroecologia com experiência comprovada em Agricultura Orgânica.
1


EIXOS TÉCNOLÓGICOS: PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA - TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA - TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER. ENCARGO
CURSO
CIDADE
REQUISITOS: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
VAGAS
Professor/ Instrutor
FIC
Padeiro (NOTURNO)
CATAGUASES
Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Padeiro (NOTURNO)
CATAGUASES
Profissional com experiência em processos de produção na área de panificação ou Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios com experiência em processos de produção na área de panificação.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Pizzaiolo (NOTURNO)
CATAGUASES
Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Pizzaiolo (NOTURNO)
CATAGUASES
Profissional com experiência em processos de produção de pizzas ou Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios com experiência em processos de produção na área de pizzaria.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Padeiro (NOTURNO)
CORONEL PACHECO
Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Padeiro (NOTURNO)
CORONEL PACHECO
Profissional com experiência em processos de produção na área de panificação ou Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios com experiência em processos de produção na área de panificação.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Padeiro (NOTURNO)
GUIDOVAL
Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Padeiro (NOTURNO)
GUIDOVAL
Profissional com experiência em processos de produção na área de panificação ou Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios com experiência em processos de produção na área de panificação.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Auxiliar de Cozinha (NOTURNO)
LEOPOLDINA
Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Auxiliar de Cozinha (NOTURNO)
LEOPOLDINA
Profissional com experiência na área de Auxiliar de cozinha ou Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios com experiência em processos de produção de refeições em escolas e/ou restaurantes.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Salgadeiro (VESPERTINO)
PAIVA
Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Salgadeiro (VESPERTINO)
PAIVA
Profissional com experiência na área de produção de salgados ou Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios com experiência em processos de produção na área de salgados.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Salgadeiro (NOTURNO)
PIRAUBA
Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Salgadeiro (NOTURNO)
PIRAUBA
Profissional com experiência na área de produção de salgados
1
Professor/ Instrutor
FIC
Salgadeiro (NOTURNO)
SILVEIRANIA
Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Salgadeiro (NOTURNO)
SILVEIRANIA
Profissional com experiência na área de produção de salgados ou Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios com experiência em processos de produção na área de salgados.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Ajudante de Padeiro (NOTURNO)
TOCANTINS
Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro
de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Ajudante de Padeiro (NOTURNO)
TOCANTINS
Profissional com experiência em processos de produção na área de panificação ou Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios com experiência em processos de produção na área de padaria.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Cozinheiro (NOTURNO)
UBÁ
Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios.
1
Professor/ Instrutor
FIC
Cozinheiro (NOTURNO)
UBÁ
Profissional com experiência na área como Cozinheiro ou Técnico em Alimentos ou Tecnólogo em Alimentos, Bacharel em Alimentos, Nutricionista, Engenheiro de Alimentos, Tecnólogo em Laticínios com experiência em processos de produção de refeições em escolas e/ou restaurantes.
1



Mais informações no edital na página http://www.uba.mg.gov.br/mat_vis.aspx?cd=19060