Apresentamos proposta à Secretaria Municipal de
Educação e Superintendência de Ensino, juntamente com a Defesa Civil e
articulados com outras secretarias do município, desenvolver ações pedagógicas
para criar uma cultura de prevenção aos
desastres naturais (resiliência). No caso de Ubá, ligados às enchentes e,
de forma específica, ao próximo período de estiagem/seca que irá afetar o
fornecimento de água para o cidadão, principalmente das partes mais altas da
cidade.
JUSTIFICATIVA
O objetivo é
mobilizar lideranças em todos os níveis do governo e da sociedade civil para
possibilitar que as redes educacionais, conjuntamente com diversas instituições
e órgãos, possam discutir aspectos de resiliência,
como a capacidade de enfrentar e
recuperar o estado inicial, após algum tipo de desastre ou evento, com menor
perda econômica, humana e menor tempo possível.
A iniciativa procura
associar três pilares: a resiliência relacionada às infraestruturas dos estabelecimentos de ensino (segurança da
edificação e de sua localização), a resiliência
da gestão escolar (toda a comunidade escolar preparada para desastres e
eventos extremos) e a educação para a resiliência
incorporada ao currículo escolar (materiais e atividades didáticas). O
principal objetivo é tornar as escolas ambientes multiplicadores de uma cultura de resiliência e prevenção nas
comunidades onde estão localizadas.
No Brasil, a Lei
12.608/12, que Institui a Política
Nacional de Proteção e Defesa Civil, destaca a necessidade de estabelecer
medidas preventivas de segurança contra desastres em escolas situadas em áreas
de risco e de incluir nos currículos do ensino fundamental e médios princípios
da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos
conteúdos obrigatórios, envolvendo três eixos:
Infraestrutura
Resiliente: Integrar a segurança na construção de novas escolas e na reforma
daquelas que existem em condições de vulnerabilidade.
Gestão Escolar para a
Resiliência: Atividades de preparação e mobilização de toda a comunidade
escolar para situações de risco.
Educação para a
Resiliência: Incluir temas e atividades de resiliência e redução do risco no
currículo escolar junto aos alunos e fortalecer a formação de professores nos
temas relacionados.
Salientamos que, a
partir da indicação de nosso mandato de vereador número 27/2014, a cidade de
Ubá está inscrita no programa EIRD – estratégia Internacional para Redução de
Desastres Naturais da ONU, onde a resiliência e redução de
riscos de desastres devem fazer parte do desenho urbano e das estratégias para
alcançar o desenvolvimento sustentável. São, portanto, necessárias alianças
fortes e ampla participação popular.
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