Nosso mandato apresentou o Anteprojeto de Lei que “Institui o
adicional de gratificação de Incentivo à Docência e prêmio por assiduidade para
os professores da rede municipal de ensino e dá outras providências.”
JUSTIFICATIVA:
O magistério é uma das profissões
mais valorosas, mas a realidade da educação no Brasil não condiz com o
sentimento geral da população sobre a importância de valorizarmos a educação,
apesar dos avanços obtidos nos últimos anos. Neste caminho, a valorização dos
profissionais da educação, principalmente os professores, pois a ação da
docência não se limita ao ensino, à sala de aula ou à escola. Ela é muito
maior, pois seu conteúdo se relaciona com a evolução da humanidade e da vida em
sociedade. É através da docência que é possível partilhar crenças, emoções,
afetos, etc., com o objetivo maior de promover a pessoa a viver de forma digna,
com valores morais, éticos e o crescimento constante do amplo sentido da
cidadania e da vida.
Portanto, os professores merecem e
precisam de maior incentivo no desenvolvimento do trabalho docente, pois a cada
dia é exigido mais criatividade e conhecimento para lidar com uma sociedade
cada vez mais diversa e inclusiva, onde são grandes os desafios e as
responsabilidades de educador na busca constante de construir uma situação de
ensino e aprendizagem que corresponda às expectativas de melhoria na qualidade
da educação. Cada dia mais, a docência pede do professor que transforme
informação em conhecimento, conhecimento ensinado em aprendizagem. Mas, claro,
destacamos uma máxima: “Não se ensina a quem não quer aprender.”
Além disso, a docência é uma
profissão muito especial e a valorização do professor deve contar com o
reconhecimento de toda a sociedade e do Poder Público, com condições de
trabalho, salário digno que viabilize ao professor escolher suas leituras, que
permita tempo para o estudo, à sua atualização, lazer de qualidade e o consumo
de produtos culturais, entre tantas outras necessidades.
Por isso, educar é um fazer do bem,
é transformar a sociedade para a melhoria das condições ambientais, das
políticas públicas, da cidadania, da mobilidade, da acessibilidade, etc, enfim,
do acreditar em um mundo melhor e por isso é necessário a valorização da
educação.
Segundo Paulo Freire,
“Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é
imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos,
poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o
reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que
permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de
mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso
da educação, grande parte resiste e continua apaixonada por seu trabalho.”
“Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela,
tampouco, a sociedade muda”.
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