terça-feira, 17 de maio de 2016

UMA CIDADE MAIS VERDE E SUSTENTÁVEL: POR MAIS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL!

Apresentamos proposta para encaminhar à Câmara Municipal, projeto de Lei para criar um SMUC - Sistema Municipal de Unidades de Conservação, que busque proteger a fauna, a flora, a recuperação ambiental e a conservação e preservação de nossos recursos hídricos, principalmente os mananciais de abastecimento de água para a população da cidade, promovendo a melhoria da qualidade ambiental da bacia e promovendo o desenvolvimento econômico de forma ambientalmente sustentável.


JUSTIFICATIVA
A cidade de Ubá apresenta uma necessidade imensa de áreas destinadas para parques, matas e bosques.
Atualmente, temos poucas áreas existentes, mas que apresentam características naturais relevantes, necessárias para a manutenção da fauna, flora e condições ambientais para preservação de nossos mananciais, principalmente em função da crise de desabastecimento que a cidade passou e irá passar, caso os investimentos na melhoria da qualidade ambiental de nossa bacia hidrográfica não aconteçam.
            Nesse sentido, a preservação e conservação dessas áreas, de forma eficaz, exige da administração municipal a elaboração de um programa de gestão qualificado, jamais realizado, para implantação de projetos que tenham Sustentabilidade.

Em função disso, necessitamos:
·         Implantar uma Política Sustentável para as Áreas Protegidas da Cidade;
·         regulamentar as nossas áreas por meio de legislação municipal (SMUC);
·         identificar e classificar cada área existente em Ubá levando em consideração suas características naturais;
·         definir o uso e objetivo de cada uma por intermédio de critérios e normas para sua criação, implantação e gestão (Plano de Manejo);
·         implantar um banco de dados com as informações atualizadas da fauna, flora e recursos hídricos das unidades de conservação e parques urbanos de Ubá.
Instituir o Sistema Municipal de Unidades de Conservação e Parques urbanos de Ubá – SMUC é o primeiro passo a ser dado para alcançar os objetivos desse programa. O SMUC é uma adaptação e adequação da  Lei Federal 9.985 de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação Natural – SNUC, e estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação. É importante que o Sistema Municipal tenha em sua estrutura básica os mesmos critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional.
O Sistema Nacional classifica as unidades de conservação em dois grupos de categorias: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável, conforme legislação existente e  adaptação ao nível local.


Unidades de Proteção Integral:

·         Estação Ecológica;
·         Reserva Biológica
·         Parque Municipal;
·         Parques Urbanos
Unidades de Uso Sustentável:
·         Área de Proteção Ambiental;
·         Área de Relevante Interesse Ecológico;
·         Floresta Municipal;
·         Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e
·         Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Entendemos que a instituição do SMUC de Ubá contribuirá para um grande avanço na Gestão Ambiental do Município, oferecendo aos órgãos públicos competentes, instituições de pesquisas e sociedade civil, os dispositivos legais à preservação e restauração de áreas importantes para a manutenção da diversidade biológica dos nossos ecossistemas naturais e o uso sustentável dos nossos recursos naturais no desenvolvimento sustentável da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima