quinta-feira, 26 de maio de 2016

VIVEIRO EDUCADOR: POR UMA CIDADE MAIS VERDE E SUSTENTÁVEL!

Apresentamos proposta para implementar e desenvolver um projeto de Viveiro Educador, em parceria com o IEF, com cultivo de plantas nativas, frutíferas, ornamentais, hortaliças e medicinais, para recuperação de Mata Ciliar, (re)vegetação de topo de morro, recuperação de áreas degradadas, arborização urbana, com resultados positivos para toda a sociedade, com economia para os cofres públicos na compra de mudas, o incentivo à educação ambiental, a recuperação ambiental da bacia hidrográfica do rio Ubá, com o conseqüente aumento da produção de água nas nascentes que abastecem nossos mananciais e melhoria da qualidade ambiental para todos!



JUSTIFICATIVA

O Projeto “Viveiro Educador” tem como objetivos promover a educação e a preservação ambiental; o fornecimento de mudas à comunidade local; a ampliação da arborização em áreas públicas e privadas dos bairros; o desenvolvimento de habilidades e aptidões dos estudantes; a iniciação e formação profissional dos alunos; a criação de uma alternativa para geração de renda e o combate ao desemprego e à criminalidade juvenil e a reinserção social.
Viveiros Educadores são espaços de produção de mudas de espécies vegetais onde, além de produzi-las, desenvolve-se de forma Intencional, processos que buscam ampliar as possibilidades de construção de conhecimento, exercitando em seus procedimentos e práticas, reflexões que tragam em seu bojo, o olhar crítico sobre questões relevantes para a Educação Ambiental como: ética, solidariedade, responsabilidade socioambiental, segurança alimentar, inclusão social, recuperação de áreas degradadas entre outras possibilidades.
Nesse sentido, o Viveiro Educador deve possibilitar também o desenvolvimento de atividades relacionadas a todas as faixas etárias da população, de forma que as questões socioambientais sejam trabalhadas transversalmente. Ao trabalhar a educação ambiental com crianças, adolescentes e adultos, os conhecimentos ali gerados precisam ser internalizados no diálogo e interação entre a escola, a família, a comunidade e toda sociedade.
Sugerimos a localização do Viveiro Educador na área da Estação de Transbordo de resíduos sólidos urbanos, do antigo lixão, que pertence à prefeitura, pois já possui estrutura adequada para desenvolvimento de atividades pedagógicas e práticas do projeto. A Prefeitura Municipal poderá ainda celebrar convênios com órgãos da administração estadual, federal, instituições de ensino ou com a iniciativa privada objetivando a viabilização do presente projeto.



Portanto, através do Viveiro Educador, é possível alinhar a condução das atividades às políticas públicas de desenvolvimento social, em especial, as de geração de trabalho e renda, utilizar mão de obra da (res)socialização dos recuperandos da cadeira pública ou atividades voltadas para o menor infrator, envolver parceiros diversos e transformar o viveiro em espaço de convívio solidário, voltado para a prática de valores humanos, além de proporcionar aos envolvidos a oportunidade de construir a formação profissional, o comércio solidário, a pesquisa e o desenvolvimento sustentável. (adaptado BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Departamento de Educação Ambiental. Viveiros educadores: plantando vida. - Brasília: MMA, 2008.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima