terça-feira, 25 de março de 2014

NOSSO MANDATO APRESENTA PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES URBANAS







Apresentamos proposta encaminhada à Secretaria Municipal do Ambiente e Mobilidade Urbana, promover estudos e viabilizar e implementar um projeto de recuperação e proteção de nascentes, localizadas na área urbana do município.
Ao longo das últimas décadas a população urbana do município cresceu consideravelmente, mas sem a devida preocupação de preservar seus recursos naturais, principalmente em relação aos recursos hídricos. O adensamento urbano resultou no assoreamento e poluição de uma série de nascentes, localizadas dentro do perímetro urbano do município. Então, a sugestão é mapear as nascentes remanescentes e adotar medidas para sua recuperação e preservação. Portanto, o projeto “Nascentes Urbanas” visa recuperar áreas de remanescentes florestais, inseridas num contexto de ocupação urbana, na área pertencente à Bacia Hidrográfica do Ribeirão Ubá. 
 A recuperação destas áreas, além da preservação e recuperação das matas ciliares e remanescentes florestais, irá propiciar o combate e prevenção das causas e efeitos da poluição, das inundações, da erosão do solo e do assoreamento dos cursos d'água e, no médio e longo prazo, alavancar um projeto de criação de corredores ecológicos, preservando a biodiversidade; compatibilizando o gerenciamento dos recursos hídricos com o desenvolvimento social e com a proteção do meio ambiente, estimulando a proteção das águas contra ações que possam comprometer o uso atual e futuro, a promoção e integração das ações na defesa contra eventos hidrológicos críticos, que ofereçam riscos à saúde e à segurança pública, assim como prejuízos econômicos e sociais; e, portanto, desenvolver projetos atreladas à uma Política Pública de Proteção e Defesa Civil.



Além do projeto de mapeamento, intervenção e recuperação destas áreas de nascentes, sugerimos implementar, conjuntamente, um programa de Educação Ambiental, voltado para toda rede escolar, como, por exemplo, visitas guiadas e a produção de mudas nativas pelos estudantes e sua utilização para recomposição de áreas urbanas degradadas dentro do município. O desenvolvimento de um projeto como esse poderá ser muito importante para a melhoria e ampliação das áreas verdes do município que têm sido degradadas de maneira acelerada nas últimas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima