segunda-feira, 18 de agosto de 2014

MANDATO APRESENTA PROPOSTA PARA AUXÍLIO EM ENTIDADE ASSISTENCIAL PARA IDOSOS


Nosso mandato de vereador apresentou proposta para viabilizar subvenção social ao Departamento de Assistência Social João de Freitas que realiza um importantíssimo trabalho social para idosos que necessitam de um lar de longa permanência na cidade.
JUSTIFICATIVA:
O envelhecimento populacional é uma conquista da humanidade, mas apresenta desafios a serem enfrentados pela sociedade e os formuladores de política pública. Em nível mundial, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais cresce de forma mais rápida que a de outras faixas etárias.
Espera-se que em 2050 haja dois bilhões de idosos, 80% deles nos países em desenvolvimento. A população de 80 anos ou mais é a que mais cresce e poderá passar dos atuais 11% para 19% em 2050. (FREITAS, 2004).
Longevidade, porém, não é sinônimo de envelhecimento saudável. Com o aumento da expectativa de vida, a proporção de anos de vida com desvantagens socioeconômicas, com doenças crônico-degenerativas e incapacidades também aumenta. (ROMERO, 2005).
O aumento da longevidade em nosso país tem trazido diversas questões para a gestão das políticas públicas, dentre as quais o aumento da demanda por Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Tais instituições surgiram historicamente para atender a pessoas em situação de pobreza, com problemas de saúde e sem suporte social e tem cumprido um importante papel na sociedade. A situação do Brasil não é diferente, onde o envelhecimento populacional ainda é acompanhado por desigualdades sociais, pobreza e escassez de alternativas para idosos sem referência familiar tem impulsionado a demanda ainda maior por Instituições de Longa Permanência para os idosos.
            Neste sentido as instituições de longa permanência na cidade têm apresentado dificuldades, tanto para atender a demanda quanto para as necessidades financeiras para a prestação do serviço, em especial o Departamento Assistência João de Freitas que há décadas realiza um trabalho exemplar no município.

            Portanto, solicitamos verificar a possibilidade de apoio financeiro por parte do poder público municipal, na forma de subvenção social e também parceria na oferta de serviços públicos (exames, consultas, fisioterapia, recreação, etc.) para a instituição Departamento Assistência Social João de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima