segunda-feira, 18 de agosto de 2014

MANDATO APRESENTA PROPOSTA PARA RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA



Nosso mandato de vereador apresentou proposta às Secretarias de Educação e do Ambiente e Mobilidade Urbana, para criar um Programa Ambiental de Coleta e Reciclagem dos Restos de Óleo de Cozinha em parceria com a RECICLAU.
JUSTIFICATIVA:
O óleo vegetal é um dos principais itens utilizados na cozinha para preparação dos alimentos. O brasileiro consome para esse fim, em média, 20 litros do produto por ano. Muitas vezes, entretanto, esse óleo não recebe uma destinação correta após o uso.
Aquela pequena quantidade restante de uma fritura pode acabar indo para o ralo da pia, contribuindo para impactos indesejáveis ao meio ambiente. Muitos bares, restaurantes, hotéis, residências, escolas, etc, ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive afeta a saúde do homem.
Quando retido no encanamento, o óleo causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção e ainda contribui para provocar refluxos e alagamentos. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios, contaminando a água e matando muitas espécies que vivem nesses habitats. Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água, pois a capacidade poluente da substância é muito alta.
Neste sentido, solicitamos criar um programa ambiental de coleta de óleo de cozinha, inicialmente nas escolas, através da conscientização dos alunos junto aos pais, que coletariam os restos de óleo de cozinha das residências e encaminhariam para recipientes apropriados para coleta nas escolas e, em parceria com a empresa de coleta de resíduos e a cooperativa de catadores de materiais recicláveis (RECICLAU), dariam destinação ambientalmente correta a estes resíduos.

Além de favorecer e melhorar o ambiente e a saúde, a coleta iria gerar trabalho e renda para os catadores de materiais recicláveis, verdadeiros agentes ambientais, que têm dado uma importante contribuição na coleta de material reciclável na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima