quarta-feira, 27 de abril de 2016

APRESENTAMOS PROPOSTA DE PROJETO PARA CRIAR PROGRAMA DE VÍNCULO COMUNITÁRIO SUSTENTÁVEL PARA JUVENTUDE

Apresentamos proposta para criar um programa de fortalecimento comunitário que tem como público-alvo, adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com objetivo de capacitar profissionalmente os jovens, com ações ativas para a proteção do meio ambiente, incentivando o protagonismo juvenil e fomentando o desenvolvimento social e econômico dos participantes.

Entre as atividades relacionadas à especialização ambiental, os alunos poderiam aprender o processo de preparação da terra, germinação, transplante de mudas e ajardinamento. Realizar plantio de mudas, participar de atividades de sensibilização junto à comunidade e auxiliar na confecção de material de divulgação sobre a preservação ambiental. 
Além do foco ambiental, o programa pode oferecer atividades recreativas, culturais, pedagógicas e esportivas, que são fundamentais para o desenvolvimento social dos adolescentes.
As atividades propostas podem acontecer no contraturno escolar e ampliar a formação dos jovens como lideranças ambientalistas, ao incentivar e aprofundar o debate socioambiental com foco em políticas públicas e de fortalecimento dos espaços de atuação.
As capacitações devem abordar a geração de renda e proporcionar a melhoria no desenvolvimento escolar e no convívio com as diferenças, em jovens de diversos bairros da cidade.
O projeto deve ter como prioridade o envolvimento das famílias em todas as atividades,e as comunidades serem mobilizadas por meio de escolas, centros de saúde, associações de bairros e grupos organizados, para que os jovens se tornem centros efetivos de atenção e haja sensibilização em relação aos temas abordados.
Todas as atividades devem ser feitas por meio do estímulo à convivência social e participação cidadã, visando à formação geral do jovem para o mundo do trabalho e ampliar os horizontes da capacitação, preparar seus participantes para uma ampla gama de possibilidades e para uma atuação cidadã, com espaço para a ampliação das relações humanas e com o planeta. 
O aprendizado teórico e pratico voltados às questões ambientais devem ser desenvolvidos em espaços públicos, tais como Horto Florestal, Parques, Praças e outros locais de interesse dos jovens participantes do projeto. O projeto visa sempre o embelezamento, a preservação ambiental e a qualificação profissional dos jovens participantes;
Devem ainda ser incluídas atividades individuais e em grupo de esporte, como natação, capoeira, futsal, basquete, vôlei. Também são realizadas atividades coletivas nas áreas de cultura e lazer, como aulas de música, flauta e violão, recreação e lazer e os momentos pedagógicos devem proporcionar o desenvolvimento da consciência de preservação e o uso racional dos recursos naturais do meio ambiente;
            As atividades do programa podem ser articuladas com várias secretarias do município,  como os serviços de assistência social desenvolvidos nos Centros de Referência e Assistência Social - CRAS; CREAS, etc.

Importante também será o programa estabelecer parcerias e contatos com empresas, órgãos públicos e outras organizações formadoras, que atuam em consonância com os princípios, valores e diretrizes do programa  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima