terça-feira, 5 de julho de 2016

PROJETO PARA ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NA REDE ESCOLAR: VALORIZAÇÃO DE NOSSA HISTÓRIA E CULTURA

Nosso mandato de vereador apresentou proposta para instituir a semana escolar de valorização da histórica do município de Ubá, para construção de identidade, sentimento de pertencimento, valorização do patrimônio nas suas mais diversas formas e da cultura local, formação cidadã e fortalecimento do processo de ensino aprendizagem.





JUSTIFICATIVA
A construção de identidades pessoais e sociais está relacionada à memória, já que tanto no plano individual quanto no coletivo ela permite que cada geração estabeleça vínculos com as gerações anteriores. Os indivíduos, assim como as sociedades, procuram preservar o passado como um guia que serve de orientação para enfrentar as incertezas do presente e do futuro.
O ensino de história local apresenta-se como um ponto de partida para a aprendizagem histórica, pela possibilidade de trabalhar com a realidade mais próxima das relações sociais que se estabelecem entre educador / educando / sociedade e o meio em que vivem e atuam.
Nessa perspectiva, o ensino-aprendizagem da História Local configura-se como um espaço-tempo de reflexão crítica acerca da realidade social e, sobretudo, referência para o processo de construção das identidades destes sujeitos e de seus grupos de pertença. 
O ensino de História Local ganha significado e importância no ensino, exatamente pela possibilidade de introduzir a formação de um raciocínio de história que contemple não só indivíduo, mas a coletividade, apresentado as relações sociais que ali se estabelecem na realidade mais próxima.
A História Local possibilita a compreensão do entorno do aluno, identificando passado e presente nos vários espaços de convivência. Essa temática permite que o professor parta das histórias individuais e dos grupos, inserindo o aluno em contextos mais amplos.
Com a abordagem da História Local os alunos passam gradativamente a observar e perceber o significado de outras matérias construídas no passado; a compreender que as realidades históricas de determinada localidade e de seus habitantes no tempo não se dão isoladas do mundo, mas como parte do processo histórico em que populações locais constroem suas identidades culturais e sociais; que estas identidades são diversas, mas todas merecem respeito.

INSTITUI A SEMANA ESCOLAR DE VALORIZAÇÃO HISTÓRICA DO MUNICÍPIO DE UBÁ.

Prefeito Municipal de Ubá, no uso de suas atribuições legais. Faço saber que a Câmara Municipal de Ubá aprovou e eu sanciono a seguinte Lei.

Art. 1º - Fica instituída a Semana Escolar de Valorização Histórica do Município de Ubá.

Art. 2º - Anualmente a Semana Escolar de Valorização Histórica do Município de Ubá deverá ocorrer a partir da semana que, no calendário escolar, anteceder o dia 03  de julho, aniversário da cidade.

Art. 3º - Durante a Semana Escolar de Valorização Histórica do Município de Ubá as escolas da rede municipal deverão desenvolver atividades de valorização da história do Município.

 § 1º - Todas as áreas de conhecimento podem promover algum tipo de atividade de valorização da história do município.

§ 2º - As disciplinas que compõem a área das ciências humanas tem a responsabilidade de dar ênfase ao estudo dos aspectos históricos da cidade.

§ 3º - Dentro das possibilidades de cada escola, deverá ser dada prioridade a obras literárias de autores ubaenses.

Art. 4º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 5º - Revogam-se as disposições em contrário.

Ubá, ______ de ____________ 2016.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima