terça-feira, 20 de maio de 2014

MANDATO APRESENTA PROPOSTA PARA REALIZAÇÃO DO DEBATE PÚBLICO PARA CRIAÇÃO DO CONSELHO DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

          

          Nosso mandato de vereador irá realizar, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, um Debate Público, no dia 28 de Maio (quarta-feira) às 19hs, para debater as diretrizes da Criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idoso e do Fundo Municipal dos Diretos do Idoso.
           A Criação do Conselho Municipal de Direitos do Idoso e do Fundo Municipal dos Diretos da Pessoa Idosa é uma necessidade da sociedade, pois reflete a própria situação da dinâmica demográfica do país, onde há uma tendência ao envelhecimento da população. Um exemplo foi a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), onde os idosos, pessoas com mais de 60 anos, somam 25 milhões dos brasileiros, mais que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas.
           Apesar de ser um fenômeno mundial, o envelhecimento da população brasileira e o aumento da expectativa de vida, trazem preocupações quanto ao atendimento das necessidades e direitos básicos desta faixa etária da população, tais como: atendimento à saúde, ao lazer, acessibilidade, mobilidade urbana, entre tantos outros desafios.
          No município de Ubá, a situação não é diferente, como mostram os dados dos dois últimos censos (2000 e 2010). No ano 2000, o número de habitantes acima dos 60 anos de idade era de 7.843 (ou 9,1 % da população total do município), já no ano 2010 o número saltou para 11.063 (ou 10,7% da população total do município).
          Portanto, a sociedade, todas as esferas governamentais e entidades assistenciais devem encarar o envelhecimento da nossa população como um desafio para a promoção de uma melhor qualidade de vida para os idosos, que passa pela criação do referido Conselho.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima