sábado, 10 de maio de 2014

NOSSO MANDATO APRESENTA PROPOSTA CONSORCIADA PARA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DOS ANIMAIS ABANDONADOS



 
Nosso mandato apresentou proposta ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, para a junção de esforços no desenvolvimento conjunto, com todos os municípios membros do consórcio, da criação de uma política consorciada, com ações para minimizar o problema de saúde com a situação de animais abandonados nas vias públicas, como cães e gatos, principalmente.
A superpopulação de cães e gatos em centros urbanos ocasiona inúmeros problemas, tais como: transmissão de zoonoses, como raiva, leishmaniose, entre outras; agressões envolvendo pessoas ou outros animais; contaminação ambiental por dejetos e pelos; dispersão de lixo; distúrbios no trânsito de veículos, atropelamentos, etc.
Sabedores que o controle destas populações representa um desafio constante para todas as cidades, independentemente do grau de desenvolvimento socioeconômico e que este controle sempre envolve dois atores sociais: Ao proprietário cabe exercer o direito de manter um animal sob sua guarda, desde que de maneira responsável, ou seja, zelando pela sua saúde, pelo controle reprodutivo, pela destinação de filhotes e mantendo-o domiciliado. Ao poder público destinam-se as ações de controle dos animais errantes, com vistas à proteção da saúde pública, porém, com posturas humanitárias em relação a eles.
Nesta situação, propor políticas de defesa e proteção aos animais é pensar o ambiente como um todo, com o desenvolvimento de programas permanentes para a posse responsável, a identificação de animais, o controle de natalidade e o bem-estar dos animais, campanhas de adoção e implantação de medidas de coibição a maus tratos através de ações educativas visando mudanças de valores e atitudes, com a conscientização da população para uma convivência harmoniosa com os animais, sendo para isso necessário o desenvolvimento conjunto de uma política pública comum entre os membros do Consórcio de Saúde e assim minimizar este problema.
Além disso, sem essas ações, o que se constata no dia-a-dia são animais expostos a práticas cruéis como envenenamentos, atropelamentos, torturas e mutilações devido à falta de compreensão das pessoas de que os animais que se encontram abandonados são vítimas da insensibilidade humana e da falta de atenção dos órgãos públicos para com a situação.
É importante que a população tenha consciência da importância da guarda responsável de animais, pois quem se dispõe a ter animal de estimação tem que zelar pelo seu bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima