terça-feira, 21 de outubro de 2014

MANDATO APRESENTA PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DA BRIGADA CONTRA INCÊNDIO FLORESTAL MUNICIPAL"

Nosso mandato de vereador apresentou a proposta para criação do serviço de Brigada de Incêndio Municipal, para atuar no período da seca no município, que coincide com o aumento do número de incêndios, evitando assim perdas florestais, fauna, desastres ambientais no geral e até mesmo vidas humanas,

JUSTIFICATIVA:

A Brigada de Incêndio é basicamente um grupo organizado de pessoas que são especialmente capacitadas para que possam atuar numa área previamente estabelecida, na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio, e que também estejam aptas a prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas.
As brigadas de incêndios têm como principal objetivo atuar sob ações de prevenção e de combate aos incêndios florestais dentro do município. Entende-se como ações de prevenção, o conjunto de tarefas a serem executadas dentro do município que venham a minimizar os riscos de ocorrências de incêndios, por exemplo: a construção e manutenção de aceiros, operação de sistemas de vigilância e detecção, monitoramento terrestre, estabelecimento de calendários de queima com os produtores rurais, (sensibilização) e um trabalho permanente de educação ambiental da população, com destaque para a Prevenção, controle e combate a incêndios florestais nas unidades de conservação, como a ocorrência, nos últimos dias, de um incêndio florestal de grandes proporções (mais de 150 há de mata queimada), na região da APA – Área de Proteção Ambiental da Miragaia, onde se localizam as nascentes do rio Ubá e uma série de pequenos bosques existentes nas áreas urbanas que foram foco de incêndios neste período.

Esse trabalho, formação da brigada de incêndio deve necessariamente ser desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros da cidade de Ubá, com capacitação e treinamento. Destaco ainda o importante trabalho desenvolvido no município por toda equipe do corpo de bombeiros, mas que pela situação de contingente humano e de equipamentos insuficientes, não têm condição de atender à toda demanda o que em si, já justifica a criação de uma Brigada de Incêndio Municipal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima