terça-feira, 21 de outubro de 2014

MANDATO APRESENTA SUGESTÃO AO MINISTÉRIO PÚBLICO NA ÁREA AMBIENTAL

Nosso mandato de  Vereador apresentou ao Ministério Público/Promotoria de Meio Ambiente, solicitação para que as multas aplicadas nas situações de dano ambiental serem convertidas em prestação de serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente. No caso, sugerimos a conversão das multas na prestação de serviços de cercamento de nascentes, construção de barraginhas, replantio de mata ciliar e topo de morro nas áreas de mananciais de abastecem a bacia hidrográfica do Rio Ubá.

JUSTIFICATIVA                                                          

A legislação ambiental busca o regramento das condições ambientais em vista de alcançarmos um processo de desenvolvimento que seja sustentável, ou seja, que os recursos naturais do presente satisfaçam as nossas necessidades, mas também sejam suficientes para as futuras gerações.

Dentro os recursos naturais existentes, os recursos hídricos merecem atenção especial, pois da sua preservação e disponibilidade depende a presente e futura geração de todas as espécies. Atualmente, temos um grande desafio, pois  com o crescimento cada vez maior da cidade, a disponibilização dos recursos hídricos de forma satisfatória a todos, no meio urbano e rural, para todas as atividades, é cada vez mais ameaçada.

Nesse sentido, a reversão do pagamento das multas em prestação de serviço, pode refletir de forma mais positiva e imediata na recuperação e preservação ambiental dos recursos hídricos. A indicação da prestação do serviço ocorrer na área da bacia hidrográfica do rio Ubá, é importante, pois é evidente a necessidade de sua preservação. Várias nascentes estão expostas, principalmente ao pisoteio do gado que acaba por assorear a nascente, comprometendo a produção de água.


Além disso, essa área de manancial da bacia hidrográfica do Rio Ubá, possui uma contribuição importante para o abastecimento de água potável para a maior parte da população da cidade (ETA – Estação de Tratamento de Água Miragaia) e, por isso, justifica a preservação maior das mesmas.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima