terça-feira, 28 de outubro de 2014

NOSSO MANDATO APRESENTA PROPOSTA PARA CONSTRUÇÃO DE BARRAGINHAS

Nosso mandato de vereador apresentou proposta para a construção de “Barraginhas” nas cabeceiras da bacia hidrográfica do Rio Ubá, com objetivo de conter processos erosivos superficiais, aumentar a infiltração da água no solo, abastecer o lençol freático, prover as nascentes de água e assim aumentar a vazão de água na bacia, com mais proteção às nascentes e menor assoreamento dos mananciais.

JUSTIFICATIVA

As últimas situações de desabastecimento de água para a população, além da ineficiência da concessionária/prestadora de serviços (COPASA), também é resultado do período de estiagem ter sido mais intenso, agravado pela falta de investimento na preservação ambiental nos mananciais que abastecem a bacia hidrográfica do rio Ubá.
Para minimizar essa situação, é importante prover políticas preservacionistas, como reflorestamento, cercamento de nascentes, recuperação da mata ciliar, construção de barraginhas, etc.
No caso da construção da barriginhas, é uma forma de obter resultados práticos mais rapidamente na preservação ambiental, pois com esta intervenção, a água pluvial será contida fazendo com que a mesma não transporte sedimentos para dentro do leito dos córregos e nascentes e a readequação das estradas vicinais irá direcionar as águas das chuvas diretamente para as barraginhas, tornando-as ainda mais eficientes.
A construção das barraginhas se torna ainda mais importante, devido às intensas queimadas que ocorreram na região da bacia hidrográfica do rio Ubá, que podem diminuir a infiltração da água no solo, aumentar o escoamento superficial, o assoreamento dos rios e, consequentemente, piorar ainda mais a situação dos mananciais que abastecem a população do município.

Essa proposta deve ser atrelada à uma Política Pública de Proteção e Defesa Civil, o que torna a ação ainda mais importante devido à inserção do município no programa EIRD – Estratégia Internacional para Redução de Desastres da ONU – Organização das Nações Unidas, “Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando”, na criação uma cultura de prevenção do risco de desastres, pois irá ajudar a evitar cheias que causam prejuízos a toda sociedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima