terça-feira, 16 de junho de 2015

POLÍTICA PÚBLICA PARA A POPULAÇÃO IDOSA: PROPOSTA PARA CRIAR A UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE

Apresentamos propostas para criar o projeto da “Universidade Aberta da Terceira Idade”, com ações conjuntas e metodologia própria e proporcionar à pessoa idosa diversas atividades educativas, culturais, esportivas, informativas, etc. e assim possibilitar a esta faixa etária da população, maior inserção social, mais cidadania e mais participação popular.



O Programa “Universidade Aberta da Terceira Idade” tem como objetivos permitir às pessoas idosas o acesso à escolaridade, a oferta de curso de línguas de atividades esportivas, culturais, artísticas, musicais, informações de cidadania (ligadas à saúde, meio ambiente, finanças, direitos, mobilidade, etc.), em uma perspectiva de educação continuada e permanente, e nesta perspectiva, buscar proporcionar ao cidadão idoso a encontrar outras formas de re-inserção social e promoção de ações para viverem com mais dignidade e qualidade de vida.
A programação terá como finalidade de transformar a Universidade da Terceira Idade, num espaço de trocas de experiências de vida e de cidadania, independente do nível de escolaridade da pessoa idosa.  
Dessa forma, o programa “Universidade Aberta da Terceira Idade, irá proporcionar maior socialização, melhor convivência, possibilitar ao idoso aprofundar conhecimentos em alguma área de seu interesse, trocar informações e experiências, proporcionar mais cidadania e acesso a direitos e maior articulação com demandas sociais, uma vez que atende a uma camada da população carente de programas específicos.

Para viabilizar o programa, sugerimos que a “Universidade Aberta da Terceira Idade”, ser colocada em prática por servidores efetivos que, com incentivos e valorização, podem dedicar parte de sua carga horária de trabalho funcional para desenvolver o programa e, também, buscar parcerias com instituições de ensino, demais órgãos públicos que atuam na defesa dos direitos da pessoa idosa e defendem ampliação dos serviços públicos para a população idosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima