terça-feira, 19 de maio de 2015

APRESENTAMOS SUGESTÃO PARA IMPLANTAR O BOLSA RECICLAGEM PARA MELHORAR GESTÃO AMBIENTAL

Parlamentar quer implantação de bolsa reciclagem em Ubá

Foto: Divulgação
Para que seja possível a implementação do programa Bolsa Reciclagem, o Vereador Samuel Gazolla Lima (PT) apresentou uma representação (024/15), onde solicita que o Deputado Estadual Dirceu dos Santos Ribeiro, interceda junto à Secretaria de Estado e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, para que o programa seja aplicado em Ubá, em parceria com a Câmara Municipal.
Bolsa Reciclagem é um incentivo financeiro concedido pelo governo do Estado de Minas Gerais às cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis que fazem segregação, enfardamento e comercialização de produtos recicláveis (papel, papelão e cartonado e reciclam plásticos, metais, vidros e outros resíduos pós-consumo).
Para ter direito ao Programa Bolsa Reciclagem as entidades de catadores de materiais recicláveis precisarão manter atualizados seus dados cadastrais no Estado, ser reconhecida como cooperativa ou associação de catadores de materiais recicláveis pelo comitê gestor do Bolsa Reciclagem ou pela entidade por ele indicada e apresentar relação de repasses feitos a cooperados ou associados beneficiados pelo incentivo
De acordo com as informações constantes do site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD, está previsto o pagamento de R$ 1,5 milhão para as primeiras 56 organizações de material recicláveis aptas a receber o incentivo.
O incentivo aos catadores é concedido trimestralmente às cooperativas ou associados, sendo que 90% dos recursos devem ser repassados aos catadores. O restante poderá ser utilizado no custeio de despesas administrativas, investimento em infraestrutura, aquisição de equipamentos, formação de estoque de materiais recicláveis e capacitação de cooperados ou associados. A proposição foi aprovada por unanimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima