sábado, 16 de maio de 2015

CÂMARA DE UBÁ PARTICIPA DE REUNIÃO PREPARATÓRIA SOBRE SEMINÁRIO LEGISLATIVO DAS ÁGUAS

Seminário Legislativo das Águas terá encontros regionais

Proposta foi apresentada na quinta reunião preparatória e prevê a realização de nove reuniões no interior.


Participantes sugeriram alterações que serão analisadas pela consultoria da ALMG e pelos membros da comissão
Participantes sugeriram alterações que serão analisadas pela consultoria da ALMG e pelos membros da comissão - Foto: Willian Dias
Foi apresentada, nesta quinta-feira (14/5/14), durante reunião preparatória do Seminário Legislativo das Águas, proposta de regionalização do evento. Estão previstos nove encontros, que contemplarão a inclusão das 36 bacias hidrográficas do Estado. Os representantes das entidades e movimentos sociais participantes ainda se inscreveram nas comissões técnicas interinstitucionais (CTIs) - grupos de trabalho do seminário.
O presidente da Comissão Extraordinária das Águas, deputado Iran Barbosa (PMDB), afirmou que as cidades que sediarão os encontros no interior serão escolhidas conforme o agrupamento de bacias proposto e também em função do custo, da infraestrutura e do deslocamento entre os municípios que compõem o grupo.
Distribuição regional dos encontros
Agrupamentos de bacias
1 - Paraopeba e Velhas
2 – Paranaíba e Baixo Rio Grande
3 – Alto e Médio Rio Grande
4 – Rio Doce
5 – Paraíba do Sul
6 – Mucuri, Jequitinhonha e Mosquito
7 – Rio Verde Grande e Jequitaí-Pacuí
8 – Paracatu e Urucuia
9 – Alto São Francisco
Os participantes sugeriram alterações que serão analisadas pela consultoria da Assembleia Legislativa e pelos membros da comissão. Os encontros regionais serão pautados pelos temas já selecionados em reunião anterior: crise hídrica; gestão de recursos hídricos; saneamento; atividade minerária, indústria e energia; agricultura; fomento, custeio, receitas e destinação. O deputado Doutor Jean Freire (PT) sugeriu que o eixo-temático “saneamento” passe a ser denominado “saneamento e saúde”, articulando as políticas e ações das áreas.
Entidades se inscrevem para comissões técnicas
Durante a quinta reunião preparatória, os representantes das entidades puderam se inscrever nas comissões técnicas interinstitucionais. Os grupos de trabalho, que estão relacionados aos temas do seminário, deverão se reunir pela primeira vez na próxima quinta (21). As comissões têm a finalidade de elaborar propostas às demandas específicas inerentes às temáticas e que vão ser apreciadas em etapa final do processo.
De acordo com informações da Gerência-Geral de Projetos (GPI), será entregue aos membros das CTIs regulamento formulado pelo setor para orientar a atuação dos grupos. Uma das orientações é estabelecer o número limite de proposições a serem apresentadas pelas comissões. No entanto, elas terão autonomia para estabelecer sua própria dinâmica de trabalho.
Questionário - A gerência de Relações Públicas da ALMG distribuirá para os participantes das reuniões preparatórias um questionário sobre os temas a serem abordados no seminário. O setor pretende basear o planejamento de comunicação do evento nas respostas obtidas com o formulário, possibilitando assim, dentre outras, a verificação das prioridades e a formulação das estratégias de divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima