quarta-feira, 27 de maio de 2015

INDICAÇÃO DE ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL - BRASIL PROFISSIONALIZADO

Nosso mandato de vereador apresentou representação às Secretarias de Estado da Educação e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para viabilizar em parceria com governo federal, a construção de uma unidade educacional no município, através do programa Brasil Profissionalizado, pois além de atender a demanda de capacitação e qualificação de mão de obra no maior pólo moveleiro da região Sudeste, irá atender uma importante demanda de toda comunidade escolar, da unidade da UEMG-Ubá, na construção de um Campus para desenvolver, ainda com maior qualidade, as atividades de ensino, pesquisa e extensão e, em ambas as situações, contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município de Ubá.


JUSTIFICATIVA

O programa Brasil Profissionalizado visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. A iniciativa repassa recursos do governo federal para que os estados invistam em suas escolas técnicas. Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e do Plano Nacional da Educação, com objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática.
Os recursos repassados pelo MEC podem ser empregados em obras de infraestrutura, desenvolvimento de gestão, práticas pedagógicas e formação de professores e além das salas de aula, as escolas contam com laboratórios que associam a teoria à prática dos cursos ofertados. Para a proposta conjunta, o modelo pretendido para ser construído na cidade de Ubá, contempla o atendimento de 1200 alunos e a construção de um auditório para 400 pessoas.
A implantação de uma Escola Técnica do Brasil Profissionalizado na cidade, já fez parte de reuniões conjuntas entre prefeitura e governo estadual e se justificam os investimentos, uma vez que a cidade é sede do maior pólo moveleiro do Sudeste do país e possui, aproximadamente, 110 mil habitantes e uma microrregião que reúne mais de 300 mil pessoas, em 20 municípios que também serão atendidos, com investimentos necessários de cerca de 14 milhões de reais.
Outro importante fator para empenho na concretização deste investimento decorre do fato da proposta prever a utilização da escola como espaço para o funcionamento do campus da Universidade do Estado de Minas Gerais, nos horários em que as dependências não forem ocupadas pelos alunos do Brasil Profissionalizado e pode ser construída em um terreno cedido pela Prefeitura à UEMG, com acordo já firmado entre as instituições.


Portanto, contamos com o apoio dos ilustríssimos Secretário de Estado da Educação na pessoa da Exma. Sra. Macaé Evaristo e do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Exmo. Sr. Miguel Corrêa, para atendimento desta importante reivindicação da população da cidade de Ubá e de toda microrregião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima