segunda-feira, 2 de novembro de 2015

NOSSO MANDATO APRESENTA SUGESTÃO AMBIENTAL PARA CRISE HÍDRICA NA CIDADE


Nosso mandato de vereador apresentou a sugestão para a realização de subsolagem em áreas planas ou de baixo e médio declive, com o intuito de aumentar a infiltração de água, com resultado de aumento na vazão das nascentes, além de ser realizada, preferencialmente, em parceria com os produtores rurais, através do Sindicato Rural da cidade.

 


JUSTIFICATIVA

A Compactação do Solo é um processo decorrente da manipulação intensiva, quando o solo perde sua porosidade, sendo, portanto, a redução do volume com a expulsão do ar, afetando diretamente suas características físicas. O fator preocupante na compactação do solo é a diminuição da infiltração da água, acarretando em um menor armazenamento desta no lençol freático e uma consequente diminuição na vazão das nascentes.

Estive reunido com o Professor do Departamento de Solos da UFV (Universidade Federal de Viçosa) Dr. Liovando Marciano da Costa, que sugeriu a necessidade imediata de realização da prática mecânica de subsolagem, para aumentar o processo de infiltração do solo e aproveitar o maior período de precipitação, prevista para os próximos meses com a consequente melhorara na infiltração da água no solo, abastecimento do lençol freático e maior sustentação hídrica de nossos mananciais e assim minimizar os problemas do desabastecimento que nossa população tem passado, principalmente a população mais carente e das partes altas da cidade.

Essa prática consiste no rompimento de compactação sub-superficial, quebra-se a camada profunda, com a finalidade de aumentar a permeabilidade do solo. Para realizá-la se utiliza os subsoladores, que são implementos de hastes, aprofundando-se no solo, em torno de 30 a 50 cm, sendo indicada em áreas planas ou de baixo e médio declive. Com o intuito de obter melhor eficiência na operação, recomenda-se realizar o processo quando o solo se encontrar mais seco, ou seja, com menor umidade.


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima