terça-feira, 8 de abril de 2014

MANDATO APRESENTA PROPOSTA DE USO DO GEOPROCESSAMENTO NA GESTÃO MUNICIPAL



Nosso mandato de vereador apresentou proposta para viabilizar estudos e implementar a utilização da ferramenta de geoprocessamento para melhor gestão e prestação dos serviços públicos ao cidadão.
Atualmente, é cada vez maior a necessidade da administração pública estar preparada para as transformações exigidas e reivindicadas pela sociedade e, portanto, é necessário que os municípios estejam sempre inovando na modernização administrativa, com instrumentos e técnicas mais eficazes para eliminar as deficiências que trazem o desperdício dos recursos públicos. 
Parar tanto, o uso de tecnologia baseada no geoprocessamento pelo município, pode ser um importante elemento na gestão das políticas públicas e dos problemas que envolvam o território, para a gestão do ato de planejar, gerenciar e executar as ações de uma forma mais consciente, precisa e ágil, de conhecer melhor o território em que estamos inseridos, etc, podem ser realizadas com a ferramenta de geoprocessamento.

 “O geoprocessamento é um conjunto de técnicas computacionais que opera sobre base de dados georreferenciados, para transformá-los em informação relevante, deve necessariamente apoiar-se em estruturas de percepção ambiental que proporcionem o máximo de eficiência...” (XAVIER-DA-SILVA, 2001).




 


 Através da tecnologia de geoprocessamento, é possível criar um grande número de informações (banco de dados), que podem ser utilizadas de forma individual ou em conjunto, com a geração de conteúdo gerencial para a tomada de decisões de forma mais precisa e com economia de recursos públicos. Como exemplo, a criação de cadastros multifinalitários, com ações das áreas de saúde, educação, segurança pública, transporte, cadastro de imóveis, meio ambiente, tributação, etc, podem melhorar consideravelmente a gestão pública, com impacto de melhoria direta na prestação dos serviços públicos para o cidadão.

Para implementar este importante instrumento auxiliar na administração pública, existem ações como o Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), que disponibilizam recursos financeiros para dotar e modernizar os municípios nos aspectos administrativos e tributários.
O objetivo do PMAT é apoiar projetos de investimento da administração pública municipal, voltados à melhoria da qualidade do gasto público, a fim de proporcionar aos municípios uma gestão eficiente, que gere aumento de receitas e/ou redução do custo unitário dos serviços prestados à coletividade. Podem ser financiados projetos de investimentos para o fortalecimento das capacidades gerencial, normativa, operacional e tecnológica da administração municipal em várias áreas, inclusive nas aplicações do geoprocessamento, com prazos de financiamento de até 10 (dez) anos, com 02 (dois) de carência para municípios que façam parte da listagem de municípios prioritários, como é o caso da cidade de Ubá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima