terça-feira, 29 de abril de 2014

NOSSO MANDATO APRESENTA PROPOSTA DE MELHORIA NO TRÂNSITO COM A MUNICIPALIZAÇÃO



Nosso mandato de vereador apresentou proposta para promover a municipalização total das ações administrativas ligadas ao trânsito, como a fiscalização, Engenharia, Educação de Trânsito, Levantamento e Análise de estatísticas, Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI e, também, promover a criação de uma Guarda Municipal do trânsito e do Fundo Municipal de Trânsito.
A municipalização é a forma de garantir ao gestor municipal as condições de atender, de forma direta, as necessidades da população, pois terá, sob sua jurisdição, a implantação de uma política de trânsito capaz de atender as demandas de segurança e fluidez e mais facilidade para a articulação das ações de trânsito, transporte coletivo e de carga e o uso do solo em consonância com o Plano Diretor do município.
Essas ações são fundamentais para a consecução de um projeto de cidade mais humana e adequada à convivência com melhor qualidade de vida. A cidade será tão mais saudável quanto mais seguro for o deslocamento de pessoas e bens.
 http://cpv.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/09/transito-seguro.jpg

Portanto, A municipalização do trânsito envolve a estruturação administrativa, a preparação técnica e a adequação legal do município às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e ao disposto no Código de Trânsito Brasileiro. O processo visa dar condições seguras ao cidadão de transitar e inclui obras de engenharia, ordenação do fluxo de veículos e pedestres, regulamentação de estacionamentos e programas de educação, entre outros.
É preciso destacar também, o mito de apresentar a justificativa para a não implementar o processo de municipalização do trânsito pelo custo muito elevado para o município, ao contrário as providências para a municipalização não significam que devam ser criadas novas e onerosas estruturas. É possível o cumprimento de todas as exigências com o mínimo ou até sem nenhuma despesa adicional. Não há necessidade, de criação de secretaria municipal específica para cuidar dos assuntos de trânsito. É aproveitar as atuais estruturas, criando apenas um setor encarregado de assumir as funções determinadas pela Resolução Contran n.º 296/2008. Assim, basta que exista, por exemplo, uma divisão de trânsito ou um departamento, criada por lei, dentro da estrutura de uma secretaria já existente, como é o caso da cidade de Ubá, pois ao contrário de despesas, a municipalização pode gerar é mais receitas para o município e assim atender melhor a necessidade de segurança e fluidez no trânsito para o cidadão.
Além da municipalização, é importante a criação também de uma guarda municipal para o trânsito e assim aprimorar o sistema de fiscalização, podendo ainda manter convênio com a polícia militar, atuando de forma recíproca nas ações de melhoria do trânsito. Sugerimos também a criação de um Fundo Municipal de Trânsito para que o resultado das ações de fiscalização e infrações forme uma importante receita para o município e estas devem ser aplicadas, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito e possibilitar a melhoria tão esperada do fluxo de trânsito em nosso município.

http://www.congressodetransitodopiaui.com.br/wp-content/uploads/2013/04/Psicologia_transito1.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima