terça-feira, 10 de setembro de 2013

MANDATO SUGERE MELHORIA NA SAÚDE COM NOVOS POSTOS DE SAÚDE - PSF



 
 Apresentamos requerimento para viabilizar a criação de uma nova unidade do Programa Saúde da Família - PSF, para melhor atender as comunidades dos bairros Santana, Dico Teixeira, Vale do Ipê, Seminário e Cidade Jardim, principalmente ao longo das Avenidas Padre Arnaldo Jansen e JK.
            O programa Saúde da Família é entendido como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde e postos de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde destas comunidades.
Portanto, a criação de novas unidades de saúde, irá propiciar o aumento da população atendida pelo programa e assim dotar o município de maior abrangência no atendimento desse programa estratégico de melhoria do acesso da população à saúde.
Além disso, salientamos a importância de adotar, na montagem da equipe da unidade, contratação de Agente Comunitário de Saúde (ACS), que é a pessoa capacitada para reunir informações de saúde sobre a comunidade, ser um dos moradores da rua, bairro ou região de abrangência da unidade de saúde. Pois, através do bom relacionamento com seus vizinhos, o Agente de Saúde tem condição de conhecer a comunidade e, orientado pelo médico e pela enfermeira da unidade de saúde, possui importância fundamental na melhoria no atendimento das comunidades onde estão inseridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima