terça-feira, 10 de setembro de 2013

NOSSO MANDATO SUGERE USO DE RESÍDUOS DE PODA PARA PRODUÇÃO DE ADUBO



 
Apresentamos à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sugestão de esforços para implementar alternativa em transformar o material resultante do serviço podas de árvores, capinas e demais formas coleta de resíduos sólidos orgânicos no município, no seu aproveitamento para produção de adubo orgânico.
Neste caso, indicamos iniciar o processo de compostagem (produção de adubo orgânico) no município com a utilização do material resultante da poda de árvores, da varrição de folhas das árvores em praças, parques e vias públicas e da coleta de lixo orgânico proveniente de feiras livres, efetuadas ou recolhidas pela Prefeitura Municipal de Ubá, através do seu órgão competente, e destiná-los à trituração, para que seja transformado em composto orgânico (húmus).
Como importância para este propósito, podemos destacar que o adubo orgânico devolve nutrientes ao solo, aumentando sua capacidade de retenção de água, permitindo o controle de erosão e evitando o uso de fertilizantes sintéticos.
Além disso, a reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem vegetal propicia um destino útil para os resíduos, evitando sua acumulação em aterros e ainda resultar em economia para o município, além do ganho ambiental importante, pois não causa riscos ao meio ambiente.
O adubo (composto orgânico) resultante do procedimento de que se trata deverá utilizado em hortas comunitárias, escolares, praças, parques e projetos de paisagismo e ajardinamento promovidos pelo poder público municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima