quinta-feira, 26 de setembro de 2013

REAJUSTE DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE MINAS: 5% ???

MG: Educadores avaliam o reajuste de 5% anunciado pelo Governo em Assembleia Estadual

Os trabalhadores em educação realizam hoje (26.09), às 14h, Assembleia Estadual da categoria, na porta do Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governador, onde mantém Acampamento desde o dia 30 de agosto.

A categoria irá avaliar o reajuste de 5% para outubro de 2013 e progressão de 2,5% para janeiro de 2014, anunciados no último dia 23 pelo Governo e discutir estratégias.

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira afirma que este percentual de reajuste não repõe sequer a inflação do período de existência das tabelas do subsídio, implantado em janeiro de 2012. "O Governo continua ignorando o pagamento e o reajuste do Piso Salarial, que é pelo custo aluno. Em 2012, o reajuste do Piso foi de 22,22% e, em 2013, foi de 7,97% e a previsão para 2014 é de 19%. A proposta também mantém o congelamento da carreira dos educadores."


Histórico
 
O Sind-UTE/MG mantém a organização do Acampamento e os educadores, de todo o estado, estão em esquema de revezamento. Diariamente, uma subsede fica responsável pela pernoite.

O movimento é uma forma de denunciar o descaso do Governo para com a educação. As principais reivindicações são pagamento do Piso Salarial, o descongelamento da carreira e o investimento de 25% de impostos para a educação, conforme determina a Constituição Federal. O Governo descumpre esta lei e, nos últimos 10 anos, deixou de investir na educação R$8bilhões.

"Protocolamos nossa pauta no início do ano e ainda não tivemos retorno. O Governo não discute com a categoria, apenas apresenta suas propostas e isso não é saudável em uma nação democrática. Exigimos respeito e valorização", afirma Beatriz Cerqueira.

(Sind-UTE/MG, 25/09/13)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima