terça-feira, 1 de outubro de 2013

PROJETO DE LEITURA: REDE QUE ENSINO E MUNICÍPIO LEITOR

Projeto do Instituto Natura reconhece ações de incentivo à leitura. Inscrições abertas!


Rede que Ensina e Município Leitor reconhecerão boas práticas de educação em todo Brasil; inscrições vão até o dia 23 de novembro

DSC05789
(Foto: Undime)

A educação é a base para o futuro do país e as boas práticas devem ser reconhecidas e compartilhadas. Com esse pensamento, o Instituto Natura lança os reconhecimentos Rede que Ensina” e Município Leitor”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 23 de novembro no site www.portaltrilhas.org.br

Rede que Ensina reconhecerá professores engajados com a aprendizagem de seus alunos e que desenvolvem boas práticas de alfabetização com a orientação do material do projeto Trilhas. Criado pelo Instituto Natura em 2009, o Projeto Trilhas contempla publicações que auxiliam o trabalho dos professores na leitura, escrita e oralidade. Até o momento, a iniciativa já beneficiou 3 milhões de alunos da rede pública de ensino e 72 mil instituições no Brasil.

Podem participar professores do 1º ano do Ensino Fundamental que desenvolveram trabalhos em turmas regulares da rede pública nas áreas de alfabetização e língua portuguesa. Cada candidato deve inscrever no mínimo três atividades pautadas pelas orientações do projeto.

As melhores ações serão publicadas em um livro especial chamado “Trilhas de Leitura pelo Brasil”, que poderá ser acessado através do portal do Trilhas, para  escolas de todo o país. “As experiências com o projeto comprovam que os professores são produtores de conhecimento. Esta iniciativa permitirá a troca de experiências em alfabetização entre a rede de ensino de todo o Brasil”, afirma Maria Slemenson, coordenadora do Projeto Trilhas de Leitura do Instituto Natura.

Já o reconhecimento “Município Leitor” focará nos  esforços de estímulo à leitura realizados pelas Secretarias de Educação nas escolas da rede pública, com ou sem o uso de material do projeto Trilhas, a fim de inspirar os municípios a investir na formação leitora de seus cidadãos.

Podem se inscrever técnicos das Secretarias de Educação que desenvolvem trabalhos nos âmbitos municipal e estadual. Os participantes devem listar a quantidade de livros lidos em um ano pelas crianças do 1º ano do Ensino Fundamental e de livros lidos pelos professores às crianças desse mesmo nível de ensino, as ações de interação da comunidade com a literatura, dentre outras experiências. Os municípios selecionados receberão um acervo de livros.

Para se inscrever é preciso ser cadastrado no portal Trilhas e seguir as orientações indicadas na página específica de cada prêmio. Os vencedores serão divulgados no início de 2014.

Autor: Instituto Natura (com alterações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima