terça-feira, 1 de outubro de 2013

MANDATO A FAVOR DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: ADICIONAL DE GRATIFICAÇÃO À DOCÊNCIA



 

Nosso mandato apresentou o Anteprojeto de Lei que “Institui o adicional de gratificação de Incentivo à Docência e prêmio por assiduidade para os professores da rede municipal de ensino e dá outras providências.”

JUSTIFICATIVA:

O magistério é uma das profissões mais valorosas, mas a realidade da educação no Brasil não condiz com o sentimento geral da população sobre a importância de valorizarmos a educação, apesar dos avanços obtidos nos últimos anos. Neste caminho, a valorização dos profissionais da educação, principalmente os professores, pois a ação da docência não se limita ao ensino, à sala de aula ou à escola. Ela é muito maior, pois seu conteúdo se relaciona com a evolução da humanidade e da vida em sociedade. É através da docência que é possível partilhar crenças, emoções, afetos, etc., com o objetivo maior de promover a pessoa a viver de forma digna, com valores morais, éticos e o crescimento constante do amplo sentido da cidadania e da vida.

Portanto, os professores merecem e precisam de maior incentivo no desenvolvimento do trabalho docente, pois a cada dia é exigido mais criatividade e conhecimento para lidar com uma sociedade cada vez mais diversa e inclusiva, onde são grandes os desafios e as responsabilidades de educador na busca constante de construir uma situação de ensino e aprendizagem que corresponda às expectativas de melhoria na qualidade da educação. Cada dia mais, a docência pede do professor que transforme informação em conhecimento, conhecimento ensinado em aprendizagem. Mas, claro, destacamos uma máxima: “Não se ensina a quem não quer aprender.”

Além disso, a docência é uma profissão muito especial e a valorização do professor deve contar com o reconhecimento de toda a sociedade e do Poder Público, com condições de trabalho, salário digno que viabilize ao professor escolher suas leituras, que permita tempo para o estudo, à sua atualização, lazer de qualidade e o consumo de produtos culturais, entre tantas outras necessidades.
Por isso, educar é um fazer do bem, é transformar a sociedade para a melhoria das condições ambientais, das políticas públicas, da cidadania, da mobilidade, da acessibilidade, etc, enfim, do acreditar em um mundo melhor e por isso é necessário a valorização da educação.

Segundo Paulo Freire,

“Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada por seu trabalho.”

“Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima