quarta-feira, 9 de outubro de 2013

NOSSO MANDATO APRESENTOU PROPOSTA DE DESCENTRALIZAR ATENDIMENTO NA FARMÁCIA MUNICIPAL

Nosso mandato apresentou proposta para viabilizar uma logística de descentralização do Atendimento da Farmácia Municipal, através dos programas “Farmácia de Minas” e “Farmácia Popular do Brasil” para outros pontos da cidade e assim melhor atender ao usuário.
JUSTIFICATIVA:

A Política Nacional de Medicamentos (PNM) e a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), como parte essencial da Política Nacional de Saúde, constituem instrumentos fundamentais para a efetiva implementação de ações capazes de promover a melhoria das condições de assistência à população. Dentre as diretrizes da PNAF, destacam-se: a garantia de acesso à assistência farmacêutica, ampliação do acesso, garantir o uso racional de medicamentos, integrar a assistência farmacêutica às demais políticas de saúde, otimizar os recursos financeiros existentes, desenvolver e capacitar recursos humanos e tornar a gestão eficiente.
A Assistência Farmacêutica é um sistema de apoio para qualificação dos serviços de saúde, na medida em que pode melhorar a lacuna entre o potencial que os medicamentos essenciais têm para oferecer e a realidade das pessoas que precisam dos medicamentos, levando em consideração principalmente a questão da equidade, como objetivo de propiciar acesso, segurança e o uso racional dos medicamentos.
Atualmente, de Acordo com o Plano Municipal de Saúde, a Assistência Farmacêutica no município atende 44.000 pessoas por mês na Farmácia da rede municipal de saúde, constando 146 itens na relação de medicamentos.
Portanto, é cada vez maior o número de remédios disponibilizados pela Farmácia Municipal e, consequentemente, crescente o número de atendimentos aos usuários do sistema, sendo constantes as filas e a demora no atendimento ao usuário.
            Nesse sentido, justifica a descentralização do atendimento da Farmácia Municipal, para outras localidades da cidade, principalmente em pontos estratégicos e de maior concentração de população como a região que abrange os bairros Pires da Luz, Fazendinha, Cohab, Cibraci, Chiquito Gazolla, etc. em uma parte da cidade e em outro extremo, na região da Ponte Preta, Meu Sonho, Mangueiras, Rural, etc. Outra opção é disponibilizar um maior número de medicamentos disponíveis diretamente na Unidades de Saúde dos bairros, pois além de facilitar o acesso dos usuários aos medicamentos, reduziria o tempo de atendimento e das filas na Farmácia Municipal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima