quinta-feira, 8 de outubro de 2015

APRESENTAMOS PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DO PROJETO "CÂMARA NO MUSEU"

Apresentamos solicitação à mesa diretora para criar o programa “Câmara no Museu” como forma de apoiar estudantes da rede pública de ensino e entidades privadas sem fins lucrativos, visitar o “Museu do Ginásio São José”, que irá possibilitar conhecer e valorizar a cultura local, o desenvolvimento da cidadania, do gosto pela arte e pela cultura, o conhecimento da história local, com ganhos educativos, pedagógicos, culturais e ambientais.
O Museu Ginásio São José foi erigido a partir do Educandário Gymnasio São José, fundado por José Januário Carneiro, em 1905. O casarão que abriga o Museu foi construído em 1862, e seu surgimento está ligado à história de Ubá e região. O museu histórico, importante patrimônio cultural e espaço da memória, oferece espaços museológicos criados para despertar no público possibilidades de novos olhares, estimulando processos de tomada de consciência sobre as relações com o patrimônio material e imaterial, e com a diversidade cultural da região. O Museu atua ainda como Ponto de Cultura e abriga o Centro de Pesquisa dos Povos da Mata, o que lhe confere caráter complexo de funcionamento social, cultural, ambiental, acadêmico e turístico.


  
JUSTIFICATIVA

O Ginásio São José foi criado em 1905 para ser uma instituição de ensino, naquela época denominado educandário.  Após seu tombamento e restauração, em 1999 abriu suas portas com a missão de manter este objetivo, se tornando um local destinado ao desenvolvimento educacional, artístico e cultural, para toda a cidade e microrregião de Ubá.
O Ginásio mantém oficinas de artes, teatro, informática, artesanato, dança e música sala multimídia, anfiteatro equipado e desde 2011 oferece oficinas de arte e ainda oficinas de design criativo e artesanato feitos com resíduos das indústrias moveleiras, destinadas à formação e geração de renda para jovens em situação de vulnerabilidade social.
O Museu Ginásio São José também possui a chancela de Ponto de Cultura, instrumento único para a descentralização e o fortalecimento das ações culturais em Minas Gerais, que reflete a parceria do Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado, e expressa a diversidade da cultura mineira.
Além disso, o Centro de Pesquisa dos Povos da Mata surgiu a partir da necessidade do Museu Ginásio São José problematizar reflexões e pesquisas sobre a memória afro-brasileira e indígena na região da Zona da Mata mineira.
Nesse sentido, enquanto parte do Museu Ginásio São José, o Centro de Pesquisa surge enquanto utilidade pública para os municípios da zona da mata mineira na tarefa de produzir e compartilhar conhecimentos, e ainda qualificar profissionais de educação na tarefa de construir o Brasil enquanto nação plural.
As ruas de Ubá e as serras da Zona da Mata guardam registros significativos da história de Minas Gerais. Desconstruir a neutralidade da história oficial e demarcar as presenças e ausências Africana e Indígena, bem como sua herança na construção da identidade social da região é um desafio necessário no processo de reconhecimento e salvaguarda de patrimônios imateriais e manifestações culturais populares.

Portanto, apoiar os estudantes e escolas para visita ao Museu do Ginásio São José é apoiar a cultura e formação cidadã de nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima