terça-feira, 16 de julho de 2013

AÇÕES NA SAÚDE, NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA SÃO FOCO DE NOSSO MANDATO DE VEREADOR

Câmara sugere instalação de UPA e SAMU em Ubá

 
Foto:

Com o objetivo de diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, o Vereador Samuel Gazolla Lima (PT) apresentou o requerimento 168/13, solicitando ao poder Executivo que viabilize a instalação de UPA’s (Unidade de Pronto Atendimento) e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel às Urgências).
As Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.
Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
A proposição foi aprovada por unanimidade.

 
*por Martim Barbosa
Jornalista
Assessor de Comunicação CMU
imprensa@camarauba.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima