segunda-feira, 15 de julho de 2013

VEREADOR SUGERE QUE MUNICÍPIO REALIZE FÓRUM DO PROJETO MAIS CULTURA NAS ESCOLAS

Vereador sugere que município realize fórum “Mais Cultura nas Escolas”

 


Através da indicação 308/2013, aprovado por unanimidade dos Vereadores, o Vereador Samuel Gazolla Lima (PT) sugeriu às Secretarias Municipais de Educação e Cultura que realizem o fórum do Programa “Mais Cultura nas Escolas”.
O Programa Mais Cultura nas escolas tem por finalidade incentivar o encontro entre experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais e o projeto pedagógico de escolas públicas, ativas nos Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador em 2012.
O Programa é um incentivo à autoria compartilhada de projetos para ampliação e entrecruzamento da jornada escolar, visando qualificar o ensino e o aprendizado nas escolas públicas. Seu desenho é aberto, não havendo definição prévia dos conteúdos, abordagens, metodologias ou determinações de usos pre fixados para os recursos. A única condição pre estabelecida é o diálocom com um ou mais eixos temáticos propostos pelo programa.
Cada escola poderá planejar e vivenciar processos de aprendizado criativos, adequados às necessidades e interesses seus professores, à realidade local e aos saberes das iniciativas artísticas e culturais dos territórios em que as escolas estão inseridas.
As atividades do Mais Cultura não precisam acontecer necessariamente nos cinco dias da semana e em horário complementar ao das aulas. Podem cruzar-se com as aulas regulares e/ou acontecer aos finais de semana, por exemplo. Essa definição depende dos objetivos e particularidades do Plano de Atividade constrído e desenvolvido pela escola e pela iniciativa cultural parceira.
Artistas, grupos e mestres de cultura popular e tradicional, arte educadores, cinemas, pontos de cultura, museus, bibliotecas são exemplo de iniciativas culturais. Para participar do Programa Mais Cultura nas Escolas as iniciativas culturais parceiras podem ser representadas por pessoas física ou jurídica: artistas, mestres da cultura popular, arte educadores, ou museus, bibliotecas, pontos de cultura, grupos artísticos.
De acordo com a proposição apresentada durante a reunião ordinária do dia 01/07, as escolas públicas municipais que já aderiram ao programa terão o montante de, aproximadamente, R$250 mil para serem investidos em programas culturais.
É condição obrigatória à participação que a escola tenha uma iniciativa cultural parceria. Não serão aceitos projetos sem iniciativa cultural parceria, nem tampouco aqueles cujo Portfólio e Histórico de Atuação apresentados sejam inadequados ou insuficientes à avaliação; serão desclassificados aqueles que não evidenciem as atividades desenvolvidas anteriormente pela iniciativa cultural por meio de fotos, textos e endereços virtuais com acesso a vídeos e outras formas de registro, ou ainda sem detalhamento que relacione a experiência prévia da iniciativa cultural parceria ao Plano de Atividade Cultural proposto e/ ou com os eixos temáticos nele escolhidos. A parceria com iniciativas culturais, bem como Secretarias e órgãos locais de Cultura, deverá ser proveitosa também nesse sentido, uma vez que as mesmas geralmente estão familiarizadas com a construção desses dois documentos (Portfólio e Histórico de Atuação).

*por Martim Barbosa
Jornalista
Assessor de Comunicação CMU
imprensa@camarauba.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima