terça-feira, 6 de agosto de 2013

APRESENTAMOS O PROJETO CATAFORTE QUE INCENTIVA A COLETA SELETIVA E COOPERATIVA DE RECICLAGEM






Apresentamos requerimento para a seleção e apoio aos projetos do Cataforte - Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias, vinculado à Secretaria Geral da Presidência da República.
O Cataforte - Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias vai investir cerca de R$ 200 milhões para empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, possibilitando a inserção de cooperativas no mercado da reciclagem e a agregação de valor na cadeia de resíduos sólidos. O projeto é voltado à estruturação de redes de cooperativas e associações para que estas redes solidários se tornem aptas a prestar serviços de coleta seletiva para prefeituras, participar no mercado de logística reversa e realizar conjuntamente a comercialização e o beneficiamento de produtos recicláveis. Serão realizadas ações de assistência técnica, capacitação de catadores e lideranças, apoio à elaboração de planos de negócios, ampliação e nivelamento da infraestrutura das cooperativas.
A cadeia produtiva de resíduos sólidos historicamente conta com a participação de catadores de materiais recicláveis como principal ator responsável por recolocar os materiais no ciclo produtivo desta cadeia. Contudo, ainda é uma realidade predominante a participação subordinada dos catadores apenas na fase inicial da cadeia produtiva. Tal restrição não lhes garante acesso aos recursos suficientes a uma vivência digna.
O objetivo do edital é estruturar redes solidárias de empreendimentos de catadores de materiais recicláveis de modo a possibilitar avanços na cadeia de valor e inserção no mercado da reciclagem e outras informações podem ser obtidas no site http://www.secretariageral.gov.br/cataforte/edital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima