terça-feira, 20 de agosto de 2013

CÂMARA APROVA FINANCIAMENTO PARA OBRAS DA PREFEITURA

Após rejeição do PL nº 28/13, a Prefeitura encaminhou novo projeto para autorização de contratação de empréstimo, agora no valor de 4,4 milhões de reais, que foi aprovado em 19/08.

Mediante manifestação de concordância assinada por seis vereadores que compõe a Câmara Municipal de Ubá, foi encaminhado pelo Executivo à Câmara no dia 12/08 o Projeto de Lei nº 35/13 que, tal como o recentemente reprovado PL nº 28/13, “Autoriza o Município de Ubá a contratar com a Caixa Econômica Federal Operações de Crédito com outorga de garantia, no âmbito do PAC 2 – Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas e dá outras providências”.
A matéria, que teve suas duas discussões e votações no dia 19/08, foi aprovada por 10 votos favoráveis, com a abstenção do vereador Dr. Valadão (PTB). Os vereadores, Jorge Gervásio (PV), Rafael Faeda (PP), Oswaldo Peixoto (PV) e Vinícius Samôr (PT) comentaram que desta vez votariam a favor da aprovação do empréstimo devido à alteração no prazo para o pagamento (dentro do mesmo mandato) e aos esclarecimentos fornecidos pelo Executivo denominando as ruas que receberão as respectivas obras.
O vereador Samuel Gazolla (PT), líder do Governo na Câmara, cumprimentou, pelo novo posicionamento, os vereadores que anteriormente foram contrários ao empréstimo, elogiando a sensibilidade deles e dos demais quanto às necessidades dos ubaenses que serão beneficiados pelas obras.
Em 07/08, os vereadores Carlos Rufato (PSDB), Célio Botaro (DEM), José Alves (PT), Pastor Darci (PSC), Rosângela Alfenas (PSDB) e Samuel Gazolla (PT) haviam encaminhado correspondência ao Prefeito Vadinho Baião, manifestando sua concordância com a reapresentação, na atual sessão legislativa, de novo projeto de lei dispondo sobre autorização para o Município contratar com a Caixa Econômica Federal operações de crédito com outorga de garantia, no âmbito do PAC 2 – pavimentação e qualificação de vias urbanas, desde que contemple prazo para pagamento total até o término da atual administração municipal.
A manifestação de concordância atende ao disposto no artigo 85 da Lei Orgânica do Município de Ubá e artigo 107 do Regimento Interno da Câmara e não constitui compromisso com a aprovação do projeto de lei, constituindo apenas em proposta para nova tramitação e discussão da matéria.
Reiterando os termos da mensagem que encaminhou o PL nº 28/13, a Prefeitura destacou que se trata de oportunidade rara para o financiamento de obras importantes para a comunidade ubaense, inseridas no programa PAC 2, que apoia a execução de obras de pavimentação e qualificação de vias por meio da implantação de pavimentação nova em vias existentes.
O Município de Ubá poderá receber financiamento de até R$ 4,4 milhões, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades. O prazo para quitação do financiamento foi reduzido para até 31 de dezembro de 2016, atendendo à solicitação dos vereadores signatários da manifestação mencionada acima.
Conforme o Poder Executivo, a autorização para esse empréstimo complementará o aporte de recursos do Tesouro Municipal na implantação de obras de drenagem, calçamento poliédrico e serviços complementares em ruas dos bairros: Agroceres, Santa Rosa, Altair Rocha, São Judas Tadeu, Ligação, Tanquinho, Fazendinha II.
“Os logradouros a serem beneficiados carecem de melhorias urbanas conforme solicitação de seus moradores e de membros do Legislativo. (...) Considerando que os encargos financeiros são baixos, trata-se de financiamento de grande interesse do Município de Ubá, especialmente para modernização e ampliação das nossas vias urbanas, acessibilidade”, destacou a mensagem da Prefeitura.

 Fonte: http://www.camarauba.mg.gov.br/index.asp?mn=25&cn=634
Por Gisele Caires
Jornalista CMU

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