quarta-feira, 7 de agosto de 2013

MAIS SAÚDE PARA UBÁ: 05 (CINCO) MÉDICOS CREDENCIADOS PELO PROGRAMA "MAIS MÉDICOS"


A cidade de Ubá, depois de Belo Horizonte (com 9 médicos) é a segunda cidade de minas (com 5 médicos), juntamente com a cidade de Caratinga, que possui o maior número de médicos credenciados pelo programa "Mais Médicos" do Ministério da Saúde,  governo federal para trabalharem na Atenção Básica da Saúde, nos ESF (Estratégia Saúde da Família) na cidade. Muito bom para a população.

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou não existem profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do país, o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.

As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.  Os municípios não podem esperar seis, sete ou oito anos para que recebam médicos para atender a população brasileira.
Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões - 22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional.
Os médicos integrantes do Mais Médicos receberão os seguintes benefícios:
I – bolsa-formação no valor de R$ 10 mil;
II – ajuda de custo para despesas de instalação do médico participante, que não poderá exceder o valor de três bolsas-formação ( Clique aqui para ver as regras por região );
III – pagamento das despesas com passagens do médico participante e de sua família.
Na hipótese de desligamento voluntário do programa em menos de 180 dias, poderá ser exigida a restituição dos valores das ajudas de custo e passagens aéreas, acrescidos de atualização monetária.
No entanto, as atividades desempenhadas no Programa não criam vínculo empregatício de qualquer natureza.
O médico participante brasileiro deve ser filiado ao Regime Geral de Previdência Social - RGPS como contribuinte individual.

Abaixo a lista de cidades de Minas Gerais que receberam inscrições de médicos





FONTE: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm?portal=pagina.visualizarTexto&codConteudo=12474&codModuloArea=1053&chamada=df-e-municipios-_-municipios-selecionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima