segunda-feira, 5 de agosto de 2013

UBÁ ENTRE AS 10 CIDADES DO PAÍS COM POTENCIAL PARA RECEBER O PRIMEIRO SHOPPING CENTER

Pesquisa do IBOPE Inteligência revela as 10 regiões com o maior potencial para receber seu primeiro shopping center



​A previsão é que em 2015 existirão 538 shoppings em operação no Brasil.
​ O setor de shopping center deve bater recorde de inaugurações de empreendimentos neste ano, alcançando a marca de 64 lançamentos até o fim de 2013, segundo Atlas de Shopping, ferramenta de análise do setor de shopping center do IBOPE Inteligência. A previsão é que em 2015 existirão 538 shoppings em operação no Brasil, um crescimento de 39% em relação ao número atual (423).  Desses novos shoppings previstos para os próximos anos, 44 serão inaugurados em 38 municípios que ainda não possuem esse tipo de empreendimento.

Ainda assim, existem muitas regiões no país que podem ser alvo da expansão do setor de shopping center nos próximos anos. A partir do Atlas de Shopping, o IBOPE inteligência listou as 10 regiões do país que não possuem shopping, mas têm grande potencial para receber um.

Lidera a lista a cidade de Araruama (RJ). Um shopping no município teria influência em outras seis cidades da região: Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Rio Bonito, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. Juntos, esses municípios somam R$ 1,4 bilhão de demanda de consumo anual para shopping e alcançam um Índice de Produtividade de 253, sendo que um indicador acima de 110 pontos sinaliza um mercado carente e com boas condições para receber novos empreendimentos.

Na sequência aparece Conselheiro Lafaiete (MG), com demanda de consumo anual para shopping de R$ 1,05 bilhão e Índice de Produtividade de 239. Um shopping nesse município exerceria influência também em outras 11 cidades: Casa Grande, Congonhas, Cristiano Otoni, Entre Rios de Minas, Itaverava, Jeceaba, Ouro Branco, Ouro Preto, Queluzito, Santana dos Montes e São Brás do Suaçuí.

A região do país com o terceiro maior potencial para receber seu primeiro shopping é a de Araras (SP). De acordo com o Atlas de Shopping, a demanda é de R$ 949 milhões e o Índice de Produtividade de 219, quando somados outros três municípios próximos: Conchal, Leme e Santa Cruz da Conceição.

Para selecionar os municípios, o IBOPE Inteligência utilizou como critério cidades entre 100 mil e 350 mil habitantes, municípios do interior que não possuem shopping e que não fazem parte de regiões metropolitanas ou centros regionais, mas que possuem poder de atração de consumo sobre cidades vizinhas.

Vejas as 10 regiões com o maior potencial para receber o primeiro shopping center:
Município
Região de influência
População
Índice de Produtividade
1
Araruama
(RJ)
Araruama (RJ)
118.025
253
Arraial do Cabo (RJ)
28.479
Iguaba Grande (RJ)
24.201
Rio Bonito (RJ)
56.316
São Pedro da Aldeia (RJ)
91.619
Saquarema (RJ)
78.678
Silva Jardim (RJ)
21.302
2
Conselheiro Lafaiete
(MG)
Conselheiro Lafaiete (MG)
119.159
239
Casa Grande (MG)
2.244
Congonhas (MG)
49.528
Cristiano Otoni (MG)
5.023
Entre Rios de Minas (MG)
14.410
Itaverava (MG)
5.666
Jeceaba (MG)
5.228
Ouro Branco (MG)
36.282
Ouro Preto (MG)
70.440
Queluzito (MG)
1.875
Santana dos Montes (MG)
3.779
São Brás do Suaçuí (MG)
3.562
3
Araras
(SP)
Araras (SP)
121.184
219
Conchal (SP)
25.699
Santa Cruz da Conceição (SP)
4.096
Leme (SP)
93.872
4
Ourinhos
(SP)
Ourinhos (SP)
104.744
212
Canitar (SP)
4.563
Ribeirão Sul (SP)
4.378
Salto Grande (SP)
8.639
Santa Cruz do Rio Pardo (SP)
44.125
São Pedro do Turvo (SP)
7.235
Chavantes (SP)
12.040
Cambará (PR)
24.080
Jacarezinho (PR)
38.584
Ribeirão Claro (PR)
10.581
5
Paranaguá
(PR)
Paranaguá (PR)
142.799
209
Antonina (PR)
18.673
Guaraqueçaba (PR)
7.758
Guaratuba (PR)
32.964
Matinhos (PR)
30.404
Morretes (PR)
15.745
Pontal do Paraná (PR)
22.352
6
Sertãozinho
(SP)
Sertãozinho (SP)
113.054
167
Pitangueiras (SP)
36.155
Pontal (SP)
42.445
7
Ilhéus
(BA)
Ilhéus (BA)
187.852
161
Buerarema (BA)
18.457
Aurelino Leal (BA)
12.792
Coaraci (BA)
19.422
Itacaré (BA)
25.272
Itapitanga (BA)
10.115
Uma (BA)
22.057
Uruçuca (BA)
19.446
Barro Preto (BA)
5.920
Itajuípe (BA)
20.732
7
Ubá
(MG)
Ubá (MG)
104.406
161
Astolfo Dutra (MG)
13.303
Divinésia (MG)
3.315
Dores do Turvo (MG)
4.373
Guidoval (MG)
7.136
Guiricema (MG)
8.553
Paula Cândido (MG)
9.277
Piraúba (MG)
10.756
Rio Pomba (MG)
17.201
Rodeiro (MG)
7.157
São Geraldo (MG)
10.781
Senador Firmino (MG)
7.333
Silveirânia (MG)
2.198
Tocantins (MG)
15.938
Visconde de Rio Branco (MG)
39.072
9
Barra Mansa
(RJ)
Barra Mansa (RJ)
176.003
156
Rio Claro (RJ)
17.636
Bananal (SP)
10.201
10
Brusque
(SC)
Brusque (SC)
111.722
155
Botuverá (SC)
4.541
Guabiruba (SC)
19.664
Nova Trento (SC)
12.689

2 comentários:

  1. Ubá, tem um forte potencial para ter um shopping, e uma cidade forte como essa, já passou da hora de ter um shopping... Para ser um lugar de compras e também de laser para os ubaenses e pessoas de cidades vizinhas...

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  2. Confesso que fiquei surpreso com a pesquisa, não esperava que Ubá figurasse entre as 10 regiões com melhor potencial de investimento em Shopping Center. Contudo creio que com esses dados expressivos e de credibilidade, é o momento de nossos "sagazes" empresários da construção civil diversifiquem seus negócios em não apenas apartamentos e lojas de garagens mas se movimentem em negociações de com grandes empresas administradoras de shoppings. Além das cidades citadas na região de Ubá, há outras um pouco mais distantes que certamente contribuiriam no fomento econômico num shopping em Ubá, são elas Cataguases, Viçosa, Leopoldina e até mesmo Muriaé. Com isso o índice de circulação financeira aumentaria consideravelmente. Portanto senhores vereadores e empresários da construção civil mobilizem-se porque é sucesso garantido. Quero dar um exemplo para pesquisa destes interessados, residi em Mogi das Cruzes/SP e esta cidade foi uma das primeiras cidades da região metropolitana de São Paulo a ter seu shopping center há aproximadamente 20 anos, no início tudo foi encarado como um grande desafio, mas logo no início da operação do shopping, não só a população da cidade abraçou a ideia como também de cidades vizinhas e nem tão próximas. Este é o momento de Ubá assumir o posto de 2ª força econômica da Zona da Mata.

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