segunda-feira, 3 de junho de 2013

COMO ELABORAR PROJETOS SOCIAIS: FAÇA DOWNLOAD DOS ARQUIVOS

Fundação Abrinq promove oficina "Como elaborar projetos sociais"
 
Evento abordou as dificuldades encontradas por organizações durante a elaboração de projetos sociais
Representantes de cerca de 40 organizações sociais de todo o Brasil tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e trocar experiências sobre o desenvolvimento de projetos sociais na Oficina como elaborar projetos sociais, realizada pelos Programas Prêmio Criança e Nossas Crianças, no dia 29 de maio, em São Paulo.

As dificuldades mais mencionadas foram “Como transcrever de uma forma objetiva o que a organização realiza?”, “Como apresentar os projetos de uma forma atrativa para conseguir parcerias com outras instituições?” e “Como medir, qualitativamente e quantitativamente, os resultados de um projeto?”.

Para responder a estas questões e apresentar um passo-a passo de como elaborar um projeto social, Mariangela Paiva e Madelene Barboza, do Instituto Fonte, ministraram uma oficina, abordando pontos como a delimitação de objetivo, desenvolvimento de cronograma e orçamento, estratégias de captação de recursos e análise de resultados qualitativos e quantitativos de um projeto.

Segundo Mariangela, o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso do projeto. “Se o projeto deixa de ser o produto da imaginação de uma pessoa, começamos a comprometer as pessoas com uma ideia que a instituição passa a desenvolver. Quando escrevo sozinha, tudo é verdade pra mim, quando mostro para outra pessoa ela vai fazer perguntas e por outros pontos de vista. Quando queremos que o projeto seja uma ação legitima dentro da instituição, precisamos escrever juntos”, argumentou.

Já Madelene Barboza ressaltou a importância da objetividade “O que observamos é que os projetos devem ser concisos. E como ser simples sem simplificar? Quando ele está claro, não precisa de muitas palavras”, refletiu.

Houve, também, uma troca de experiência entre grupos, processo fundamental para a ampliação de conhecimentos e para a demarcação e alcance de objetivos e resultados.

Angela Lindegger, do Instituto Reciclar, considera que capacitações e oficinas são auxílios relevantes para as organizações. “Trabalho no terceiro setor já faz um tempo, mas na área de projetos há uns 3 anos. Acho que é fundamental que instituições, fundações e empresas abram essa oportunidade para que gestores e coordenadores possam aprender mais e trocar experiências. Qualquer troca de experiências, capacitação, seja do mesmo meio ou de outras áreas, sempre ajuda.”, declarou.

Faça o download das apresentações utilizadas no evento:

Maria Auxiliadora Robison -  Visão do avaliador
Instituto Fonte - Como elaborar projeto social
Instituto Fonte - Sustentabilidade de um Projeto Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima