terça-feira, 11 de junho de 2013

NOSSO MANDATO PARTICIPAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - ETAPA MICRORREGIONAL




Ubá sediou conferência intermunicipal da educação e recebeu delegações de 22 municípios vizinhos.
A cidade de Ubá sediou a Conferência Intermunicipal da Educação – Micro Ubá, no dia 5 de Junho, reunindo delegações de 22 municípios. Compareceram mais de 300 participantes entre delegados, convidados e observadores. O evento aconteceu na Escola Municipal Dr. José Campomizzi Filho (CAIC) e foram oradores na abertura dos trabalhos, o vereador Samuel Gazolla Lima, o Prefeito Vadinho Baião, a Secretária Municipal da Educação, Maria do Carmo de Melo Coelho, a Superintendente do Ensino, Professora Gislene Maria Bicalho e a Assessora Metodológica e Moderadora da Conferência, Professora Evelyn Raimunda Vieira Radiccki.
Salientamentos a importância da participação na conferência, tendo como eixo central o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação, fizemos o comentário sobre os eixos da diversidade na educação, da importância da tecnologia e da sustentabilidade, da participação popular, do controle social e, principalmente, da necessária valorização dos profissionais da educação e, neste sentido, da necessidade de mais investimentos na educação com a garantia dos 10% do PIB para a educação que está em discussão no congresso nacional e será votado em breve.
A conferência debateu sete eixos temáticos que serão tema de discussão na conferência nacional que acontecerá em Brasília, no próximo ano, além de eleger delegados para participarem da etapa macro regional, que acontecerá no município de Barbacena nos dias 27 e 28 de Junho.
Gibran Guimarães, representante dos estudantes no Fórum Estadual da Educação, comentou: “é importante porque aqui nós discutimos temas que vão contribuir para o nosso bem, para o bem da escola e para cada um dos alunos e esta é a terceira etapa que eu participo e estou muito feliz em poder contribuir.”
A Secretária Maria do Carmo também falou: o importante nesta conferência é que ela está colocando em pauta a educação e isto significa entender que a educação é um dos fatores que impulsiona o progresso de uma nação e aqui dá-se importância à educação e isto é discutir a educação, refletir sobre a realidade atual, o que é preciso ser melhorado, como melhorar para atingir a educação de qualidade e o mais importante é que aqui temos diferentes pessoas discutindo o mesmo tema, cada um com a sua realidade, cada um com as suas proposições lá da base, que é o chão da escola.”
Gilson Carvalho, representante dos pais de alunos no Fórum Estadual da Educação, também avaliou: “o sistema educacional tem se aprimorado a cada dia e um dos rumos é que os atores entendem é que a educação não acontece somente em sala de aula e há que se abrir espaço para uma participação efetiva dos pais, da comunidade e de outras pessoas que são interessadas em dar contribuição; portanto é de suma importância a participação dos pais porque, na verdade, eles é que devem acompanhar o processo de aprendizagem dos filhos, porque são os primeiros educadores e daí, a importância da conferência abrir espaço para a participação dos pais.”
As próximas etapas da conferência acontecerão nas cidades de Barbacena e Belo Horizonte até o final de 2013 e em Brasília, em 2014.
Os conferencistas reuniram-se no CAIC durante todo o dia e na abertura, assistiram uma apresentação musical encenada por alunos da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, dentro do projeto Mais Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima