terça-feira, 4 de junho de 2013

REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO SERÁ TEMA DE DEBATE EM UBÁ

A partir da indicação de nosso mandato de vereador, a cidade de Ubá irá receber o debate sobre Reformulação do Ensino Médio, com a participação do Presidente da Comissão Parlamentar sobre Reforma do Ensino Médio, deputado federal Reginaldo Lopes, no dia 12/07 na Câmara Municipal de Ubá.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) defendeu na última quarta-feira (27) uma ampla reforma na proposta pedagógica do ensino médio brasileiro. Segundo o parlamentar, que participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista da Juventude, o alto índice de evasão escolar no ensino médio revela a fragilidade desta importante etapa escolar.
 
"O ensino médio brasileiro não atende mais aos jovens e nem às necessidades do Brasil. Precisamos deixá-lo mais atrativo e fazer com que os jovens deixem essa fase prontos para a inserção no mercado de trabalho", destacou.
 
Reginaldo Lopes explicou que após concluir o ensino médio resta aos jovens brasileiros apenas o caminho da universidade. "Precisamos garantir a estes jovens inserção na área da ciência e tecnologia e também da pesquisa. Com estes conhecimentos o estudante poderá trilhar caminhos universitários mais vinculados à sua vocação profissional", afirmou. O parlamentar lembrou que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnológico (Pronatec), em fase de elaboração no governo, deverá contribuir para o fortalecimento do ensino médio no país.

 

 

Opinião: Refazer o Ensino Médio

"Adoção do Enem e do Sisu em substituição ao vestibular provoca uma reviravolta nas salas de aula", afirma Christina Fabel

O anúncio da extinção do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a adoção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como processo seletivo padrão provocaram uma reviravolta nas salas de aula do Ensino médio. A valorização do resultado do Enem como forma de acesso aos bancos acadêmicos demanda a reconceituação do Ensino médio.
Estamos cada vez mais próximos de abandonar o Ensino maçante, baseado na memorização, para propagar o aprendizado intuitivo e focado no desenvolvimento da capacidade de sempre mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções.O foco do Ensino médio se perdeu com o passar dos anos.
O antigo formato dessa etapa Escolar fez com que ele se transformasse em um apêndice dentro da Educação básica, voltado apenas para a aprovação do Aluno no vestibular. Tudo isso vai contra a sua real finalidade, que por origem é ser uma etapa em que conteúdos já vistos no Ensino fundamental são retomados com mais profundidade, possibilitando uma elaboração do pensamento crítico e ético. Com o excesso de conteúdo que era cobrado no vestibular tradicional, a construção do pensamento, a competência de análise e de inferências do Aluno não eram desenvolvidas.
O movimento de mudança metodológica prevê radicais alterações na forma de repasse dos conteúdos formais. Com o Enem passando a ser a principal porta de entrada nas universidades, as Escolas tiveram que rever a forma de apresentar e trabalhar os conteúdos, bem como de ter em seu quadro Docentes com perfil inovador e contemporâneo. Atualmente percebeu-se que não adianta o Aluno decorar todas as fórmulas de física se ele não entender que a matéria faz parte do seu dia a dia. O Aluno de hoje é muito mais questionador e informado do que os estudantes das décadas passadas, por isso, o Professor exerce atuação importante na transformação da informação em conhecimento. Essa é a grande proposta da Escola atual.
O papel do Professor neste momento é escolher as melhores metodologias e ferramentas, incluindo as digitais, para alcançar os objetivos da Educação do século 21. Os jovens Professores, que estão chegando ao mercado de trabalho, têm um entendimento mais claro sobre quais caminhos devem ser seguidos, além de dominarem com desenvoltura as estratégias tecnológicas, atingindo assim as novas gerações porque as faculdades também entenderam a necessidade de reformular os cursos de licenciatura.
A transformação do Ensino médio deve ser embasada por uma reconceituação de todas as etapas da Educação básica. Hoje já se fala na Educação 3.0. O Professor deixa de ser um reprodutor de conhecimento para criar com a turma um conhecimento em cima de problemas. Dessa forma, é importante priorizar as oportunidades de diálogo e colocar o estudante em contato com o que está acontecendo no mundo, com base em ações que estimulem o raciocínio, a análise e a capacidade de fazer correlações entre as matérias.
A adoção do Sisu como processo seletivo padrão da UFMG é mais um importante caminho que se abre para viabilizar o educar na era digital, com um currículo que desenvolva, além de competências, qualidades humanas. Estamos dando passos essenciais para a recuperação da identidade do Ensino médio e da sua importância como etapa da Educação básica.
Fonte: Estado de Minas (MG)

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