terça-feira, 18 de junho de 2013

MELHORIA NA SAÚDE, ATRAVÉS DO PROJETO MELHOR EM CASA É APRESENTADA POR NOSSO MANDATO



 
Nosso mandato apresentou requerimento para implementar o projeto Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, na cidade.
Com a publicação da portaria GM/MS nº 963, de 27 de maio de 2013, todos os municípios brasileiros poderão solicitar a implantação do Programa Melhor Em Casa.
O Programa Melhor em Casa, no âmbito do SUS, constitui uma nova modalidade de atenção à saúde – Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e visa proporcionar ao usuário um cuidado contextualizado à sua cultura, rotina e dinâmica familiar, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções. O programa também ajudará a reduzir as filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família.
O Programa é direcionado para atendimento de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.
O atendimento será feito por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.
No caso de Ubá, o programa será composto por Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) Tipo 1, com valor de custeio mensal de R$50.000,00 (cinqüenta mil reais) para cada EMAD implantada, oferecidos pelo Ministério da Saúde. Os recursos também poderão ser utilizados para a manutenção dos serviços (compra de equipamentos, aquisição de medicamentos, insumos e transporte) e serão transferidos do Fundo Nacional de Saúde para os fundos municipais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima