segunda-feira, 8 de abril de 2013

Implementação do programa Cidades Sustentáveis é tema de requerimento apresentado na reunião da Câmara Muncipal



Implementação em Ubá do Programa Cidades Sustentáveis tem como objetivo com a implementação de instrumentos de planejamento e execução de políticas públicas que considerem a sustentabilidade como transversal a todos os projetos e ações do poder público municipal, além do necessário comprometimento dos setores privados e da sociedade local.
Além disso, o programa “Cidades Sustentáveis” tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades se desenvolvam de forma economicamente, socialmente e ambientalmente sustentável.
Para isso, o programa “Cidades Sustentáveis” oferece como ferramenta uma agenda ambiental para as cidades que aborda as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos, e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural;
As cidades participantes ganharão visibilidade em materiais de divulgação e na mídia, terão acesso a informações estratégicas e trocarão experiências com outras cidades, além de fazerem parte de um movimento inédito no Brasil que representa um passo a mais no processo de construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis.
Como justificativa maior, atualmente mais da metade da humanidade vive nas cidades. Em 2030, serão 60%, em 2050, o total deverá estar em 70%. No Brasil, a população urbana chega a 85% e na cidade de Ubá a população urbana chega a 96% do total (IBGE, 2010). E, na medida em que as cidades vão crescendo em tamanho e população, aumenta também a dificuldade de se manter o equilíbrio econômico, social e ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja a notícia completa no blog e coloque sua opinião, crítica, sugestão, elogios, etc... ou seja, a palavra é sua cidadão... e desde já agradeço sua participação, obrigado! prof. Samuel Gazolla Lima